real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa autoriza Águas de Juturnaíba a implantar obras de esgotamento sanitário em Araruama
Agenersa autoriza Águas de Juturnaíba a implantar obras de esgotamento sanitário em Araruama

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) vai assinar um Termo Aditivo ao Contrato de Concessão de Águas de Juturnaíba para que a concessionária modifique o projeto original para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário do Bairro Praia Seca, em Araruama, na Região dos Lagos.  O termo permitirá que a empresa utilize cerca de R$ 10 milhões para esta obra, beneficiando 3.037 casas no município. A assinatura do termo aditivo está marcado para sexta-feira (08/03), quando o Governo do Estado apresentará um pacote de obras na área ambiental para a Região dos Lagos. O evento será realizado no Teatro Municipal Átila Soares da Costa, em São Pedro da Aldeia, ao meio-dia.

A obra em Praia Seca prevê que o esgoto será coletado através de Rede Separadora Absoluta, por meio de extensões de coletores, e encaminhado à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), utilizando elevatórias e linhas de recalque. Inicialmente, o projeto seria executado através da utilização de Tomadas de Tempo Seco. "Essa modificação se deu em decorrência de ter sido constatada a impossibilidade de ser executada a proposta do projeto original... Essa ETE, que terá uma eficiência superior a 98% de remoção de carga orgânica, contará com uma “Wetland” que fará o polimento das efluentes tratados, com remoção eficiente dos nutrientes, que serão despejados na Lagoa de Araruama, atendendo às normas em vigor, que determinam as características dos efluentes lançados em corpos receptores", avalia a Câmara de Saneamento (CASAN) da Agenersa, setor responsável pela análise técnica do projeto.

Para receber e tratar o esgoto da Praia Seca serão realizadas 3.100 ligações domiciliares, construídas sete estações elevatórias e uma ETE com utilização do Sistema Wetland, sendo o esgoto totalmente tratado por meios naturais. As obras estão previstas para serem executadas em quase dois anos.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and