Agenersa na Rua

Agenersa na Rua
.

Agenersa na Rua

O programa AGENERSA na Rua foi criado pela portaria nº 778 de 21 de março de 2023 com o objetivo de apurar com rapidez situações de emergências e ocorrências que provoquem transtornos à população. Publicado no Diário Oficial em 13 de abril de 2023, o programa oficializa as ações de respostas com celeridade, já praticadas pela agência.

Desde a sua implementação foram realizadas fiscalizações em residências em municípios do Estado para atender ocorrências envolvendo falta de abastecimento e de saneamento básico, rompimentos de adutoras e vazamentos de esgoto sanitário. As ações são decorrentes de reclamações e emergências reportadas à Agenersa que resultam em relatórios e processos administrativos.

Composta por quatro equipes de pronto atendimento, os grupos estão divididos pelas áreas que abrangem a Baixada Fluminense, São Gonçalo, Capital e comunidades na Região Metropolitana.

Sob coordenação-geral da ouvidora da agência, especialistas das câmaras de saneamento, energia e resíduos sólidos juntamente com técnicos da ouvidoria se revezam no plantão e são acionados prontamente.


 

.


 

Iniciativa da agência reguladora, o programa AGENERSA na Rua visa facilitar o acesso do usuário à prestadora de serviço público. Presentes ao local do ocorrido, juntamente com a concessionária responsável, os fiscais da agência inspecionam a dimensão do dano, apuram responsabilidades e verificam as ações de mitigação tomadas pela concessionária para solucionar o problema. Ao final da fiscalização, a equipe elabora relatórios detalhados para embasar processos regulatórios que podem gerar sanções, caso seja necessário.

Quanto à população prejudicada, a ouvidoria estabelece contato direto com os consumidores a fim de verificar a assistência fornecida pelas concessionárias e orienta sobre seus direitos.

“Atuamos na mediação de conflitos entre o usuário e as reguladas. Trabalhamos sistematicamente para identificar as causas, procedência e os meios para solucionar o problema de forma célere. Contribuímos para o aprimoramento de procedimentos técnicos e dinamizamos a relação entre as partes envolvidas, constituindo um mecanismo de diálogo permanente”, conclui a ouvidora-chefe da Agenersa, Michele Lopes de Farias.

A Agenersa é responsável pela regulação das concessões dos serviços públicos de distribuição e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e pela regulação do canal dos consórcios públicos para gestão de resíduos sólidos no Estado do Rio de Janeiro.

A agência reguladora disponibiliza canais para denúncias, reclamações e/ou solicitação através do 0800 024 9040 ou whatsapp 21 2332.6457.

 

Portaria nº 778

 

                                                    

 


 

Como entrar em contato com a Agenersa?

A Ouvidoria da Agenersa atende pelos seguintes canais:

Telefone: 0800 024 9040

E-mail: ouvidoria@agenersa.rj.gov.br

Aplicativo WhatsApp: (21) 2332-6457

Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h00, exceto feriados.

Endereço: Av. Treze de maio, 23, 23º andar - Centro, Rio de Janeiro

Rua Manoel Fernandes Batista, Lt 01 Qd 01 - Sala 02 - Centro - Iguaba Grande - RJ - CEP 28960-000 - Tel.: (22) 3018-0491

 

Notícias Relacionadas:

Agenersa na Rua: Fiscais da Agência Reguladora estiveram no Município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, tão logo tomaram conhecimento da má qualidade da água em diversos bairros

Agência reguladora lança o projeto "Agenersa na rua" para situações emergenciais

Agenersa na rua: Equipes fiscalizam vazamentos em Caxias e na Zona Norte do Rio

Agenersa na rua: Após notícias de falta d’água, fiscais se dirigem ao local no mesmo dia

Agenersa na rua: Fiscais apuram vazamento de esgoto na Baixada uma hora após reportagem

Agenersa na rua: Equipe vai a Belford Roxo apurar reclamações de falta d’água logo após reportagem

Agenersa na rua: Fiscais verificam reclamações de falta d’água na Zona Norte logo após reportagem

Agenersa na rua: Equipe faz fiscalização imediata sobre falta d´água na Baixada após reportagem

Agenersa na rua: Fiscais se deslocam para bairro de Nova Iguaçu, logo após rompimento de adutora

Agenersa na rua: Fiscais retornam ao local do rompimento de adutora

Agenersa na rua: Equipe de fiscalização se dirige à Baixada Fluminense logo após tomar conhecimento de falta d´água na região

Agenersa na rua: Fiscais se dirigem ao bairro da Tijuca, na zona norte do Rio, após tomarem conhecimento de problemas de abastecimento

 

Todas as Notícias