Presidente

Presidente
.

Presidência

 

.

RAFAEL CARVALHO DE MENEZES

O conselheiro Rafael Carvalho de Menezes é servidor público estadual desde 2002. Com perfil administrativo, ele é pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getulio Vargas (FGV), onde também se especializou em Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Projetos, Administração Pública e Compliance.

Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho, Rafael Menezes é delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) 1ª Classe desde 2002, quando deu início a sua carreira pública. Foi titular das delegacias de Proteção ao Meio Ambiente e da Assessoria de Planejamento da Polícia Civil (ASPLAN). Na ASPLAN, atuou como representante da PCERJ junto ao Gabinete de Intervenção Federal, ampliando a sua prática profissional para políticas públicas.

Em 2019, Rafael Menezes assumiu a Coordenação do Núcleo de Compliance da Vice Governadoria para, no ano seguinte, tornar-se assessor especial do governador, sendo o responsável pela articulação entre os órgãos da Administração Estadual Controladoria-Geral e a Procuradoria-Geral com o objetivo de melhorar o controle interno e evitar prejuízos e fraudes aos cofres públicos.

Função que exerceu até setembro de 2021, quando teve seu nome aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), após a análise do currículo e sabatina realizada pelos deputados que compõem a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj emitirem parecer favorável à indicação.

Rafael Menezes foi nomeado e tomou posse para um mandato de quatro anos no Conselho Diretor da Agenersa no dia 01º de outubro, em substituição ao ex-conselheiro Silvio Carlos Santos Ferreira.

Indicado ao cargo de conselheiro pelo governador do Estado do Rio Cláudio Castro, no dia 14 de outubro, Rafael Menezes foi designado para assumir a Presidência da Agenersa.

 

                                                                                                          Email: rmenezes@agenersa.rj.gov.br  presidencia@agenersa.rj.gov.br