Institucional

Institucional

 

.

Institucional

 

.

 

Criada em 06 de junho de 2005, por meio da Lei Estadual nº 4.556, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) exerce o poder regulatório dos Contratos de Concessão e Permissões de Serviços Públicos licitados e elaborados pelo Poder Executivo Estadual, através das Secretarias de Estado, nas áreas de energia e saneamento básico.

Regulamentada pelos Decretos nº 38.618/2005 e nº 44.217/2013, a Agenersa é responsável pela regulação e fiscalização das concessões dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio, de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e pela regulação dos Consórcios Públicos para Gestão de Resíduos Sólidos.

A agência não participa dos processos licitatórios dos serviços públicos concedidos ou permitidos em energia e saneamento básico nem se utiliza de recursos provenientes do Tesouro Estadual para financiamento das suas atividades regulatórias, tendo autonomia financeira mediante a cobrança da Taxa de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos.

A Agenersa é gerenciada por um Conselho Diretor (Codir) composto por cinco conselheiros indicados pelo Governador do Estado. Os candidatos têm seu nome apreciado em plenário pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), após análise do currículo e sabatina realizada pelos parlamentares que compõem a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj. Têm mandatos de quatro anos, com a possibilidade de serem reconduzidos uma vez ao cargo.

As atividades regulatórias da Agenersa se aplicam a contratos de concessão e/ou convênios firmados entre os poderes concedentes e as concessionárias, sendo os procedimentos operacionais determinados por meio de Instruções Normativas, Resoluções e Deliberações emitidas pelo Codir. A agenersa reguladora pode recomendar ou determinar mudanças nos procedimentos, advertir e multar as concessionárias, com o objetivo de adequar ou aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos à população de acordo com as normas em vigor e suas previsões.

Reajustes anuais tarifários - ordinários ou extraordinários - revisões quinquenais e cumprimento das metas dos serviços de distribuição de gás canalizado e dos sistemas de saneamento básico também são atividades executadas pela Agenersa, que fiscaliza os investimentos realizados pelas concessionárias.

Os relatórios e votos dos processos regulatórios são debatidos e julgados nas Sessões Regulatórias, cujo objetivo é discutir e decidir matéria regulatória. Com base na gestão participativa, as reuniões são públicas e transmitidas ao vivo. Podem participar representantes dos poderes concedentes, das concessionárias, dos usuários e da população em geral assegurando, assim, o amplo direito de defesa e participação das partes envolvidas durante o processo. A Agenersa promove ainda a realização de Consultas e Audiências Públicas, que são importantes instrumentos para garantir a participação direta da sociedade em processos de relevante interesse público.

 

Sedes:

Av. Treze de maio, Nº 23 Edifício Darke /23º Andar - Centro - RJ – CEP: 20031-902 – (21) 2332-6469

Rua Manoel Fernandes Batista, Lt 01 Qd 01 - Sala 02 - Centro - Iguaba Grande - RJ - CEP 28960-000 - Tel.: (22) 3018-0491