Agenersa faz reunião com Grupo Temático Temporário do MP para apresentar os trabalhos feitos com verificador e certificador independentes

Nesta terça-feira (07/05), Promotores do Grupo Temático Temporário – Segurança Hídrica (GTT) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro estiveram na Agenersa para participarem da reunião sobre o trabalho realizado com auxílio do certificador e verificador independentes na análise dos investimentos e dos índices a serem apresentados pelas concessionárias.

O Presidente da Agenersa, Rafael Menezes iniciou o encontro destacando a reestruturação da agência, enfatizando a capacidade de atuação da instituição e seu compromisso em trazer inovações tecnológicas para o setor. A decisão foi acentuada pela necessidade de capturar evidências materiais em campo, reforçando a análise de conformidade dos projetos em saneamento. Enfrentando desafios logísticos complexos, a Agenersa e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) optaram por uma solução inovadora: a aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e o desenvolvimento do App Certificador. Este aplicativo, concebido como uma ferramenta de trabalho para coleta de dados em campo utiliza softwares livres e formatos compartilháveis.

O App Certificador, integrado ao sistema da Agenersa, democratiza a coleta de dados e evidências, oferecendo aos servidores acesso integral e disponibilizando indicadores de desempenho das obras e investimentos por meio de um Dashboard. Essa ferramenta promete ser uma peça central, inicialmente para uso interno, mas futuramente acessível ao público em geral. Com a coleta de dados em tempo real, o controle sobre as ações das concessionárias é maximizado, garantindo que as promessas sejam cumpridas efetivamente.

Olhando para o futuro, a FIPE delineou um plano estratégico que incorpora plenamente o SIG, APP Certificador e Dashboard nas atividades diárias das equipes técnicas. Essas ferramentas são importantes para os próximos quatro anos, solidificando o compromisso da Agenersa com a modernização, transparência e eficiência na gestão de saneamento. O desafio agora é tornar as informações técnicas compreensíveis para o público em geral, promovendo uma comunicação clara e eficaz para garantir o sucesso dessas iniciativas transformadoras.

A mesma apresentação já havia sido realizada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para a Defensoria Pública em dezembro do ano passado.

Aproveitou-se a oportunidade para retomar as tratativas de se firmar um acordo de cooperação técnica entre a Agenersa e o Ministério Público, o que ampliará ainda mais as ações de fiscalização dos contratos.

O encontro teve a presença de autoridades, incluindo o Conselheiro Presidente da Agenersa, Rafael Carvalho de Menezes; o coordenador-geral da FIPE, Wagner Rezende; os Promotores de Justiça Gisela Pequeno, Victor de Souza, Joana Machado, Fernanda Nicolau; o Procurador da Agenersa Rafael Cid e o Gerente da CASAN, Robson Cardinelli.