real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa faz visita às instalações da ETA Guandu
Agenersa faz visita às instalações da ETA Guandu

A  Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) fez uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu), que é operada pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). Recebidos pela Diretoria de Produção e Grande Operação e pela Gerência Guandu/Lameirão Operação e Manutenção de Água, Controle de Qualidade de Água da Cedae, o grupo, formado por conselheiros e funcionários da Agência, conheceu o sistema de tratamento de água da ETA Guandu, que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e é formada pela junção das águas dos rios Ribeirão das Lajes, Piraí e Paraíba do Sul. A Agenersa vai regular e fiscalizar as atividades da Cedae a partir de 2015.

O gerente da ETA, engenheiro sanitarista Edes Fernandes de Oliveira, apresentou um histórico do abastecimento de água no Estado do Rio - iniciado 1565 com a abertura de um poço no Rio Carioca - até chegar ao conjunto de instalações espalhadas por 270 mil metros quadrados da estação, que foi inaugurada em 1955.

A ETA é responsável pelo fornecimento de água para cerca de nove milhões de pessoas, sendo 85% do abastecimento do município do Rio e 70% da Baixada Fluminense. Além disso, a ETA Guandu corresponde a 70% de produção da Cedae e tem capacidade de tratar 80 mil litros de água por segundo, 3,6 bilhões de litros por dia e 108 bilhões de litros de água por mês. "A água que chega à estação sai pura e cristalina para o consumo após passar por várias etapas como a tranquilização, floculação, decantação, filtração, clarificação, desinfecção com cloro e finalmente a fluoretação", explicou o gerente da ETA.

Edes também falou do programa de educação ambiental para as escolas mantido pela Cedae, em que alunos são levados para conhecer a maior estação de tratamento de água em produção contínua do mundo. "O nosso projeto é diferenciado para as crianças. Elas conhecem as instalações, vão a um mirante de onde se avista toda a ETA, recebem uma revistinha com as quais podem jogar e brincar e, ao mesmo tempo, aprender sobre o processo de captação, purificação e distribuição de água, disse o gerente.

Agenersa regulará a  Cedae em 2015

A visita, realizada no último dia 16 de junho, faz parte dos preparativos para o processo de transição para regulação e fiscalização das atividades Cedae por parte da Agenersa, e contou com a participação dos conselheiros Silvio Carlos Santos, Roosevelt Brasil, Luigi Troisi e Moacyr Almeida, da secretária executiva Cinthia Pitz, do gerente da CASAN, Oldemar Guimarães, além de assessores e assistentes de diversos setores.

A Agenersa vai regular e fiscalizar as atividades da Cedae a partir de 2015, cujos trâmites aplicados para o processo estão previstos no Decreto n° 43.982/12, que prevê as medidas necessárias para transição da fiscalização e regulação dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que a Companhia atua.

 

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and