Agenersa na Rua: Equipe de fiscalização se dirige à Baixada Fluminense logo após tomar conhecimento de falta d´água na região

No dia 05/06 uma equipe de fiscalização da Agenersa esteve em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, logo após notícias onde moradores alegavam falta de abastecimento de água da região há pelo menos uma semana. Os fiscais se direcionaram para os bairros de Areia Branca, Jardim América e Bairro das Graças.

A equipe da Câmara Técnica de Saneamento (CASAN) constatou que o desabastecimento do bairro das Graças aconteceu nas ruas Regiane Melo Gomes, Joel Pereira Machado e Marisa Resende Bastos por conta do rompimento de uma tubulação, sendo que o reparo foi feito e o abastecimento foi normalizado. Já no bairro de Areia branca, na rua Sete, a falta de água foi em função da comporta de um registro ter arriado, porém, o reparo propiciou o retorno do abastecimento. Outras ocorrências chegaram da Rua Escola, no mesmo bairro, que sofre pelas variações do nível do reservatório da Graça e por ser em um aclive.

O desabastecimento da rua São Lourenço, no bairro Jardim América, foi motivado pelos reparos que estão sendo feitos na represa de Rio D’Ouro, cujo abastecimento já estava normalizado. Durante esse dia de fiscalização os agentes da ouvidoria perceberam que os moradores não conheciam a Agenersa, sendo feito um trabalho de divulgação da Agência Reguladora, explicando suas atividades de regulação e fiscalização e orientando qual a forma correta de registrar uma ocorrência.

Um processo regulatório será aberto para saber se a Concessionária prestou a devida assistência aos moradores e, se comprovando o descumprimento de cláusulas contratuais, poderá sofrer sanção.