Agenersa na Rua: Fiscais da Agência Reguladora estiveram no Município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, tão logo tomaram conhecimento da má qualidade da água em diversos bairros

Fiscais da Agência Reguladora de Energia e Saneamento - Agenersa estiveram no Município de São João de Meriti nesta terça-feira (04/07), logo após receberem denúncia de moradores de que a água fornecida a diversos bairros estaria imprópria para uso e consumo. Servidores da Ouvidoria e Técnicos da Câmara de Saneamento (Casan) percorreram diversas ruas do bairro Grande Rio, conversando com moradores, a fim de apurar denúncias sobre a cor da água que estava chegando nas torneiras das casas do bairro.

Nos locais em que estiveram presentes, os fiscais constataram, juntamente com técnicos da concessionária Águas do Rio (bloco 04), alterações na coloração da água fornecida aos moradores, com base em pequenas amostras coletadas no momento. A pedido da Agenersa, técnicos da concessionária realizaram testes em amostras de água para verificar a presença de cloro. Segundo a concessionária, as razões da alteração na cor da água estão relacionadas a uma falha no fornecimento de energia elétrica na elevatória do Lameirão, o que ocasionou uma redução no abastecimento da região.

,

A concessionária explicou que, buscando alternativas para compensar a redução no abastecimento, foi realizada uma manobra em uma válvula desativada, que estava oxidada, e a liberação da água parada na tubulação foi responsável pela alteração na coloração da água. Após a resolução do problema na elevatória Lameirão, o registro foi fechado para reequilibrar o sistema, e a coloração da água está gradualmente retornando ao normal. Foram vistoriadas as seguintes ruas do bairro Grande Rio: Conjunto Azul, Vila Jurandir, Vila Zulmira, Rua Éden, Rua Enéias Miranda, Rua Katar Rechuan, Rua Mendes de Oliveira, Rua Wilson Lago, Rua Nelson Belém, Rua Milton, Rua João Alberto, Rua Paconé e Rua Vinícius.

,,

Um processo regulatório foi aberto para apurar a responsabilidade da concessionária Águas do Rio (bloco 4), o que pode ocasionar a aplicação de sanções.