Agenersa na Rua: Equipe vai a Belford Roxo apurar reclamações de falta d’água logo após reportagem

Agenersa na Rua: Equipe vai a Belford Roxo apurar reclamações de falta d’água logo após reportagem

Fiscais da agência reguladora foram à condomínio na cidade da Baixada Fluminense verificar possíveis problemas de abastecimento.

A  Agenersa enviou uma equipe de pronto atendimento a Belford Roxo, nesta segunda-feira (22/05), para apurar reclamações de abastecimento de água irregular em um condomínio no centro da cidade da Baixada Fluminense. Fiscais do programa Agenersa na Rua verificaram informações veiculadas na imprensa de que o imóvel estaria com fornecimento instável desde dezembro. Eles chegaram ao local ainda de manhã, poucas horas depois da exibição da reportagem.

Após medições na tubulação na entrada do condomínio, técnicos da Câmara de Saneamento da Agenersa (Casan), constataram que a pressão era superior ao limite mínimo exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - NBR 12.218/2017) de 10 MCA, o que possibilita levar a água, sem o auxílio de bombas, a dez metros de altura. Segundo a medição feita no local, a pressão no momento da visita era de 16 MCA. No entanto, como o condomínio não possui uma cisterna, a pressão não era suficiente para fazer a água chegar até o alto da caixa d’água. O artigo 10 do Regulamento de Serviços das concessões de saneamento e o Decreto Estadual 22.872/1996 estabelecem como obrigação dos usuários a instalação de reservatório que atenda às suas necessidades.

A pedido da Agenersa, a concessionária Águas do Rio deixou um manômetro instalado na entrada do condomínio. Dessa forma, os moradores poderão verificar possíveis variações da pressão e informar a agência, se for o caso. Os técnicos da Agenersa também orientaram o síndico a instalar reservatórios no nível da rua e bombas para levar a água até o alto. Eles observaram, inclusive, que o condomínio já tem compradas dez caixas d’água, de 20 mil litros cada. Os equipamentos estão prontos para uso, entretanto, falta a instalação. Enquanto isso não acontece, para não prejudicar os moradores, a Casan sugeriu que temporariamente a Águas do Rio verifique a possibilidade de manobras que elevem a pressão ou de atendimento com caminhão pipa.

Servidores da Ouvidoria aproveitaram a oportunidade para explicar o papel da agência. O órgão regulador era desconhecido pelos moradores. A equipe distribui panfletos explicando como entrar em contato com a agência. Além disso, a Ouvidoria da Agenersa irá requisitar todas as ocorrências registradas na concessionária sobre esse mesmo fato. O setor vai apurar se as respostas foram dadas dentro do prazo. Se os períodos mínimos não tiverem sido respeitados, poderá haver sanções à concessionária.