Agenersa na Rua: equipes fiscalizam vazamentos em Caxias e na Zona do Rio

Depois de ação da agência reguladora, moradores que tiveram casas invadidas pela água em Xerém receberam assistência da concessionária.

A Agenersa enviou uma Equipe de Pronto Atendimento à Baixada Fluminense, nesta terça-feira (25/04), após o rompimento de uma adutora que abastece os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo. O vazamento inundou casas e lojas em Xerém, distrito de Caxias. Depois da chegada da equipe do programa Agenersa na Rua, moradores atingidos receberam alimentação fornecida pela concessionária. A Ouvidoria da agência acompanha a assistência às pessoas que tiveram os imóveis inundados e o levantamento dos danos materiais causados. Já a Câmara de Saneamento (Casan) inspeciona as respostas da concessionária Águas do Rio para identificar as causas do rompimento e para restabelecer o fornecimento de água.

A Águas do Rio informou que planeja finalizar os reparos até esta quarta-feira (26/04) e pediu que os moradores das áreas atingidas economizem água.  O vazamento na tubulação de mais de um século afetou o fornecimento aos seguintes bairros e distritos:

Duque de Caxias - Xerém, Vila Urussai, Vila Santa Cruz, Vila Santa Alice, Vila Rosário, Vila Operária – Xerém, Vila Maria Helena, Vila Alzira, Vila Actura, S. J. Tadeu, S Bonfim, Saracuruna, Santo Antônio, Santa lúcia, Santa Cruz da Serra, Santa Cruz, P S Pedro, Prq Barão do Amapá, P Paulista, P J Pessoa, Pilar, Parque Vitoria, Parque Panorama, Parque Eldorado, Parada Morabi, Parada Angélica, P Adelaide, N S do Carmo, Nova Campinas, Meio da Serra, Mantiquira, Lamarão, Jardim Primavera, Jardim Nat, Jardim Dayse, Jardim Anhangá, J Ana Clara, Império, Guararapes, Figueira, Ferreira, Equitativa, C Madeira, Cidade Parque Paulista, Cidade dos Meninos, Chuno, Chácaras Rio – Petrópolis, Chácaras Arcampo, Capivari, Cângulo, Campos Elísios, Barro Branco, Aviário e Amapá. Belford Roxo - Lote XV, Vale do Ipê, parte do Wona, parte da Nova Aurora.

Projeto Agenersa na Rua

Nos últimos dias, equipes de Pronto Atendimento também foram enviadas a dois bairros da Zona Norte da Capital. Em Madureira, constataram que um vazamento crônico de esgoto era provocado por uma tubulação que conectava a rede de águas pluviais ao esgoto. A ligação irregular provocava o entupimento da rede e o vazamento de esgoto para a rua. O problema foi solucionado durante o fim de semana. Em Bonsucesso, outro vazamento também foi corrigido pela concessionária.

O projeto Agenersa na Rua foi criado para apurar com rapidez situações de emergência e ocorrências que provoquem transtornos a uma grande parte da população. O programa conta com quatro Equipes de Pronto Atendimento, que são deslocadas para as ruas onde os problemas acontecem. Os grupos foram divididos nas seguintes áreas: Baixada Fluminense, São Gonçalo, Capital e Áreas de Comunidades. Sob coordenação-geral da ouvidora da Agenersa, Michele Lopes, os grupos são formados por 11 servidores das câmaras de Saneamento (Casan) e de Resíduos Sólidos (Cares) e da Ouvidoria.

Os fiscais do Agenersa na Rua são acionados assim que a agência toma conhecimento de casos relevantes de problemas de fornecimento ou outras ocorrências de grande repercussão. Enviadas imediatamente aos locais, as equipes inspecionam a dimensão do problema, apuram responsabilidades e verificam as ações tomadas pelas concessionárias para restabelecer o fornecimento e dar assistência à população prejudicada.

Os fiscais requisitam a presença de um técnico da concessionária para explicar as razões da ocorrência e ações tomadas para minimizar os transtornos causados. Eles também são responsáveis por elaborar relatórios detalhados para embasar sanções, se for o caso. Já a equipe da Ouvidoria entra em contato direto com os usuários dos serviços que tiveram seus imóveis atingidos para verificar a assistência fornecida pelas empresas e orienta os usuários sobre como procurar a Agenersa. Assim como acontece com outras agências reguladoras, o órgão deve ser acionado depois de o cliente tentar resolver sua questão diretamente com a concessionária. Primeiramente, deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso não seja atendido, aciona a Ouvidoria da empresa. Se ainda assim não tiver o problema solucionado, deve procurar a Ouvidoria da Agenersa.