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Ouvidoria da Agenersa registra 2,2 mil ocorrências em 2012

A Ouvidoria da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) registrou em 2012, através do seu Call Center, 2.277 ocorrências de consumidores das concessionárias reguladas pela Agência - CEG, CEG Rio, Prolagos e Águas de Juturnaíba -, número cerca de 3% a menos que no ano anterior. A maioria das ocorrências recebidas pela Ouvidoria são referentes à Concessionária CEG: 2.153; em seguida a Concessionária Prolagos, com 66 ocorrências; depois a CEG Rio, com 47, e 11 ocorrências relacionadas à Concessionária Águas de Juturnaíba.

O setor também contabilizou uma pequena redução nos processos regulatórios autuados pela Ouvidoria: de 81, em 2011, para 72 no ano passado - como alguns processos tratam de mais de um episódio, é possível contabilizar 106 ocorrências, que poderão ser solucionadas através da conciliação ou ainda em última instância regulatória, que é a apreciação em Sessão Regulatória na Agenersa. Dos processos autuados pela Ouvidoria, 66 são referentes à Concessionária CEG, quatro relacionados à CEG Rio e três processos regulatórios concernentes à Concessionária Prolagos.

"A Ouvidoria é a mediadora dos interesses dos clientes junto às concessionárias reguladas pela Agenersa. Nós partimos do princípio de que todas as ocorrências recebidas estão suscetíveis de serem solucionadas pelo nosso setor, porque são, na maioria das vezes, questionamentos referentes a atendimento, descumprimento de agendamento, número do SAC das concessionárias, e por isso os processos autuados são muito menores. Somente as ocorrências efetivamente recorrentes, em que há insatisfação do cliente com relação à solução dada pela concessionária, originam Processo Regulatório", explica a ouvidora da Agenersa, Maria Clara Canedo.

Para ela, é natural que a CEG receba um registro maior de ocorrências, tendo em vista que a concessionária tem quase 800 mil clientes, ao passo que a CEG Rio tem perto de 30 mil, Águas de Juturnaíba possui pouco mais de 57,5 mil e a Prolagos, cerca de 100,5 mil clientes. "Além disso, a CEG atua na Região Metropolitana, justamente a área onde a Agenersa é mais conhecida. Por essa razão, em breve daremos início à Ouvidoria Itinerante, um projeto que vai levar os serviços da Ouvidoria da Agência para os municípios da área de atuação das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba", informa Maria Clara.

Os usuários dos serviços das concessionárias reguladas e fiscalizadas pela Agenersa  podem fazer suas reclamações via ligação gratuita pelo Call Center (0800 024 9040), através de formulário de preenchimento simples disponível na internet (www.agenersa.rj.gov.br), por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), via fax ou ainda através de carta endereçada à Agenersa (Av. Treze de Maio, 23/23º andar - Centro).

 

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