Agenersa participa de evento sobre a abertura da indústria do gás natural, em Brasília

.

Da esquerda para direita: o diretor da Câmara Técnica de Gás Canalizado da Agrese, Douglas Costa; o vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Hugo Leal (PSD-RJ); o senador que foi o relator da nova Lei do Gás Natural, Laércio Oliveira (PP-SE) e o Conselheiro da Agenersa, Vladimir Paschoal.

Com foco na abertura e competitividade do mercado do gás natural no Brasil e harmonização para as reguladoras estaduais foi lançado nesta segunda-feira (22/04), em Brasília, o relatório de diagnóstico do setor de gás e a aula inaugural do curso “Capacitação para Entes Reguladores”.

Iniciativa do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério de Minas e Energia (MME) e Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), o estudo sugere o aprofundamento das regulamentações trazidas pela nova lei do gás sancionada em 2021 e com isso garantir um mercado de gás natural dinâmico, aberto e com mais agentes atuando em todo o país.

O relatório ainda aponta que o caminho para a maior competitividade do mercado de gás natural brasileiro também depende das agências reguladoras estaduais que demandam harmonização de regras para facilitar o acesso e a comercialização.

.

Presente à abertura do evento, o conselheiro da Agenersa, Vladimir Paschoal também participou do curso de capacitação para entes reguladores. “Com a premissa de que só o conhecimento salva, eu inicio frisando a importância desse curso para o segmento de gás no país: reunir reguladores das Agências Estaduais e da Agência Nacional visando o debate da matéria, a troca de experiências e o estudo técnico com foco na harmonização do setor de gás, é um importante passo na abertura do Mercado de Gás. O evento de abertura coroou a relevância do Curso, vez que reuniu nomes de peso em torno do tema. De minha parte, o sentimento é de missão cumprida, pois os esforços conjuntos da ABAR, MME, MDIC e FGV, já estão dando frutos. Deixo, aqui, mais uma vez, meu agradecimento aos envolvidos, muito me orgulha ter participado desse trabalho de articulação do curso junto às entidades e reguladores estaduais".

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o setor de gás natural vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Em 2023, o Brasil bateu recorde na produção de gás natural, com 150 milhões de m³/dia, 9% a mais do produzido em 2022.

“O Rio de Janeiro é o principal estado produtor de gás natural, respondendo, em 2023, por mais de 72% da produção nacional, fruto do acentuado crescimento nos últimos anos. O Estado possui um cenário energético diverso que evidencia a posição estratégica do Rio para o desenvolvimento do mercado de gás natural”, destacou o deputado e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Hugo Leal (PSD-RJ).