Sistema Imunana-Laranjal retoma captação e tratamento de água e abastecimento encontra-se 70% normalizado, segundo Águas do Rio

Sistema Imunana-Laranjal retoma captação e tratamento de água e abastecimento encontra-se 70% normalizado, segundo Águas do Rio

A partir da força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado, a Cedae reativou a operação do sistema Imunana-Laranjal que voltou com capacidade plena a captar e tratar a água, após quase três dias de paralisação.

No momento, o abastecimento encontra-se 70% normalizado. Em nota, a concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição, permanece empenhada em garantir que o serviço seja normalizado prontamente.

 A equipe de engenheiros, biólogos e técnicos da Agenersa continua acompanhando initerruptamente todos os desdobramentos e reafirma sua parceria com as autoridades estaduais.

Desde a manhã de quarta-feira (03/04), quando foi constatada a presença da sustância química tolueno no canal de Imunana, os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá, na Região Metropolitana tiveram o abastecimento de água interrompido.

Assim que foi detectada a contaminação, coletas são realizadas pela Cedae a cada uma hora e já mostram que a água atingiu os parâmetros de potabilidade adequados para consumo humano. Segundo nota oficial divulgada pela Cedae, na marcação, os níveis de tolueno foram reduzidos de 59 para menos de 30 microgramas por litro.

A mobilização teve a cooperação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Cedae, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Polícia Militar, Petrobras e das concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio para elucidar os transtornos causados a cerca de 2 milhões de pessoas.