Representantes da Agenersa estiveram em Paraty reunidos a outros grandes nomes no primeiro Encontro do Saneamento no Estado do Rio

Representantes da Agenersa estiveram em Paraty reunidos a outros grandes nomes no primeiro Encontro do Saneamento no Estado do Rio

Promover o saneamento básico é mais do que cumprir obrigações legais é também garantir desenvolvimento econômico e social. Essa foi a tônica do I Encontro do Saneamento no Estado do Rio de Janeiro que aconteceu nessa quinta-feira (21/03), na Casa da Cultura, no município de Paraty.

Em consonância ao ODS 6 - Água Potável e Saneamento que visa alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos até 2030, o evento reuniu especialistas e autoridades municipais e estadual propiciando um ambiente de debate sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos a partir da interface de atores que pensam e fazem o setor de saneamento no Estado, o encontro foi dividido por painéis, entre os temas, o novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). A referida legislação diz que, até 2040, 99% da população precisa ter acesso ao abastecimento de água potável e 90% da população precisa ter acesso à coleta e tratamento de esgoto até 2033.

“O Encontro do Saneamento foi enriquecedor porque trouxe diferentes perspectivas sobre o setor, na medida em que reuniu profissionais de diversas áreas de conhecimento, tanto da iniciativa privada quanto da Administração Pública, e estou grato por poder ter contribuído com um olhar jurídico acerca do novo marco legal”, analisou Rafael Cid, Procurador da Agenersa.

O Marco do Saneamento estabelece metas claras e objetivas para os municípios e esse senso de urgência vem fazendo com que todos os envolvidos se unem a um objetivo comum: universalizar o acesso.

Em sua participação na abertura e no painel "Projetos de Saneamento no Estado do Rio de Janeiro", Vladimir Paschoal, Conselheiro da agência ressaltou a excelência do evento que abordou o novo marco regulatório, trouxe apresentações de projetos inovadores e debates sobre avanços e desafios do saneamento. “A Agenersa mais uma vez se fez presente, valorizando o diálogo na busca de soluções para o saneamento no Estado do Rio de Janeiro”, concluiu Paschoal.