Agenersa participa de encontro realizado pela Firjan para debater os avanços do mercado do gás natural no Estado do Rio

Agenersa participa de encontro realizado pela Firjan para debater os avanços do mercado do gás natural no Estado do Rio

A Agenersa esteve presente no workshop Comercialização – Indústria do Rio no Mercado Livre do Gás, realizado nesta quarta-feira (03/04) na sede da Firjan para debater com outros agentes sobre como as novas diretrizes para a comercialização de gás natural estão se consolidando no Estado do Rio e no país.

Com foco na indústria, o objetivo do encontro foi trazer informações para os players para possíveis usuários livres que queiram migrar para o mercado com a iminência da aprovação do Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição (CUSD) pela Agenersa em sessão regulatória extraordinária no próximo dia 10.

Na abertura do evento, o secretário interino da Seenemar, Felipe Peixoto traçou um panorama para o desenvolvimento do mercado do gás natural no Estado como a aprovação do contrato de suprimentos que é mais uma conquista rumo à abertura do mercado. E ressaltou a importância do decreto do biometano – fonte de energia renovável e sustentável –, que está em vias de ser publicado e vai contribuir para o avanço na descarbonização do setor energético.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar a Agenersa que está finalizando o Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição (CUSD) muito importante na regulação do mercado livre”, destacou Peixoto.

Na mesa, ao lado do presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano e do secretário, o conselheiro na Agenersa, Vladimir Paschoal, ressaltou o avanço do governo fluminense que possui um cenário energético diverso que o habilita para liderar a transição energética no Brasil.

“É um momento muito importante como agência reguladora, faltando uma semana para a sessão, temos a oportunidade de escutar o mercado em um debate enriquecedor. Nós participamos de vários eventos aqui, e quero agradecer e enaltecer a Firjan, pela postura em trazer uma discussão muito madura com todos os agentes envolvidos” definiu Paschoal.