Agenersa participa das rodadas de reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR em Goiânia

04890083-dc54-405f-9568-f1244ec7cd4d.jpg
Da esquerda para a direita: André Bernardo, técnico da Câmara de Política Econômica e Tarifária; Alexandre Pereira, técnico Câmara de Energia; Fábio Cortes, gerente da Câmara de Política Econômica e Tarifária; Vladimir Paschoal, conselheiro da Agenersa; Letícia Liberatori, assessora; Livia Salaroli, assessora e Alexandre Beraldi, assessor

Representantes das 72 agências afiliadas à Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) estarão reunidos em Goiânia de 19 a 22 de março para a primeira rodada de reuniões das Câmaras Técnicas de 2024.

Na pauta do evento está a discussão dos aspectos técnicos da regulação de setores que movem a infraestrutura brasileira, como petróleo e gás, saneamento, transportes e energia elétrica. Debates sobre o funcionamento dos órgãos como governança, controle social, ouvidoria e comunicação também compõem os painéis do encontro.

Formadas por diretores e técnicos em regulação de todo o país, as câmaras são grupos de discussões sobre assuntos relacionados à regulação e fiscalização. O objetivo é proporcionar o benchmarking entre as agências, a troca de experiências, a apresentação de projetos e cases de sucesso, a discussão dos temas em alta no país e no mundo que servem como referências para a regulação.

Em sua apresentação sob o tema Petróleo e Gás (CTGás), o conselheiro da Agenersa, Vladimir Paschoal de Macedo destacou, mais uma vez, o protagonismo do gás natural no cenário nacional, em especial no que tange ao planejamento da transição energética, tendo em vista sua disponibilidade de oferta, menores níveis de emissão de gás carbônico, comparado a demais combustíveis fósseis, bem como a sua capacidade de garantir a segurança enérgica do sistema.

Esses encontros visam promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.