AGENERSA na Rua: vazamento de adutora em Guadalupe leva equipe de fiscalização imediatamente ao local

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (03/05), técnicos da ouvidoria e da câmara de saneamento da agência reguladora acompanham o trabalho da concessionária Águas do Rio (bloco 4) referente ao rompimento de uma adutora de 1750 milímetros de diâmetro na comunidade de Muquiço, no bairro de Guadalupe, Zona Norte do Rio.

Ontem (02/05) à noite no momento que a adutora se rompeu, uma enxurrada invadiu casas localizadas numa área non aedificandi, dificultando o acesso para execução do serviço.

.         .         .

Moradores da Rua Luís Coutinho Cavalcanti, 860 disseram que a concessionária esteve na região há 3 semanas quando foi acionada devido ao vazamento de água em algumas residências.

“Eles conseguiram resolver o problema no momento, mas dias depois continuou escorrendo água. Nesse dia eles disseram que era um vazamento na tubulação”, disse Bianca Delvivo, assistente de RH.

Como parte da atuação da Agenersa, fiscais da agência estiveram durante todo o dia no local do incidente para verificar se a concessionária cumpriu com todos os procedimentos necessários para minimizar o impacto no fornecimento de água nos municípios de Japeri, Queimados, além do Centro, Zona Norte e Ilha do Governador.

“Tenho a expectativa que vocês da Agenersa irão nos ajudar para atender ao bem comum da comunidade. Um absurdo. Casas foram demolidas sem consentimento dos proprietários”, desabafou Bruno Macieira, técnico em edificações.

Segundo a Defesa Civil, até o momento 6 casas já foram demolidas e outras 6 ainda serão nos próximos dias, assim como 31 residências precisaram ser interditadas preventivamente por conta do alagamento.

A concessionária Águas do Rio informou que o início do reparo vai depender do pleno acesso à adutora, já que os entulhos e outras casas estão sob a tubulação. Finalizado o serviço, a previsão é de até 72h para normalizar o abastecimento de água.

Um processo regulatório foi aberto para apurar as responsabilidades da concessionária, assim como da Prefeitura em razão da ocupação irregular.