Cargos de Direção

Cargos de Direção

 

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  • Chefe de Gabinete (CHEGAB): Gisele de Lima Pereira – Pós-graduada em Gestão de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro 1ª Classe, ingressou no cargo no ano de 2001, possuindo larga experiência na área administrativa, tendo desempenhado suas funções na Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Departamento-Geral de Polícia da Capital, Assessoria Jurídica, Academia de Polícia Civil, Corregedoria Interna, Assessoria Técnico-Administrativa, Chefia de Gabinete, Subchefia Administrativa e Subsecretaria de Gestão Administrativa, dentre outros órgãos. Ocupou, ao longo de sua carreira, diversos cargos da mais alta relevância na Instituição Policial Civil do Estado do Rio de Janeiro. Foi Subchefe Administrativa da Polícia Civil na Intervenção Federal e a primeira Subsecretária de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado da Polícia Civil, tendo sido a autoridade responsável pela condução do processo de criação da estrutura organizacional dessa nova Secretaria, em 2019.

 

  • Procurador-Geral (PROC): Marcus Vinicius Cardoso Barbosa – Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2013, tendo ocupado, entre outros cargos, a chefia da Procuradoria da Dívida Ativa do Estado do Rio de Janeiro. É advogado público desde 2006, quando ingressou, por concurso público de provas e títulos, na carreira de Procurador do Município de Nova Iguaçu. Desde 2013 é mestre em Direito Tributário pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também se graduou em 2004 em Direito. Ex-aluno do Programa Executivo da Harvard Kennedy School of Government, em Cambridge, onde recebeu certificado por sua participação no programa Comparative Tax and Police Administration, em setembro de 2017 e dois anos depois concluiu o Master of Laws (LL.M.) pela Columbia Law School (New York). Em 2021, concluiu o MBA em Investimentos e Private Banking pelo IBMEC.

 

  • Procurador (PROC): Rafael Cavalcanti Cid – Procurador do Estado desde 2004. Atuou em diversas áreas da PGE/RJ, principalmente nas concessões de serviço público, como Procurador-Chefe da Secretaria de Transportes (2012/2016) e Diretor Jurídico da Cedae (jan/21 a abril/23). Atualmente é Procurador da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro.

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  • Corregedor-Geral (CORREG): Carlos Alberto Meirelles de Abreu Filho – Graduado em Direito (UCAM), pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal (UNESA), pós-graduado em Ciências Políticas e Gestão de Segurança Pública (IUPERJ/UFF/UCAM), além de outros 15 cursos de especialização. Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) desde 2002, onde durante 20 anos trabalhou em 17 delegacias, inclusive na contra-inteligência da SSINTE e Corregedoria. Também lecionou por 2 anos na faculdade de direito da UFRJ. Antes de assumir o cargo de corregedor-geral da Agenersa, era superintendente geral de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária.

 

  • Auditor-Geral (AUDIT): André Lemgruber Asth – Servidor da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012, é graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Auditoria em Organizações do Setor Público. Atuou como coordenador de auditoria na Auditoria-Geral do Estado, na Secretaria de Estado da Casa Civil, na Secretaria de Estado de Transportes e como Auditor Interno na Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística do Estado do Rio de Janeiro.

 

  • Ouvidora-Geral (OUVID): Michele Lopes de Farias Leite – MBA em Controladoria e Finanças pela Unigranrio, pós-graduação em Especialização em Docência do Ensino Superior e Profissional pela UniSãoJosé, instituição onde graduou-se em Administração. Foi assessora da Subsecretaria de Administração e da Chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil e professora da UniSãoJosé. 

 

  • Assessora de Comunicação: Cristiane Caruso  Jornalista com pós-graduação em Sociologia Política e Cultura pela PUC-Rio. Iniciou a carreira no Rio de Janeiro como assessora de imprensa em agências de comunicação atendendo o setor de varejo e cultura. Foi gerente de marketing do Riosolidario – Obra Social do Estado do Rio de Janeiro; assessora de comunicação na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro; trabalhou na sucursal da TV Globo em Nova Iorque como produtora e coordenou campanhas políticas para vereador na Câmara Municipal de São Paulo e para deputado federal no Rio de Janeiro, além de ter morado no Chile e Dinamarca.

 

  • Assessora de Relações Institucionais (ASRIN): Renata Costa Pompas – Bacharel em Direito pela UFRJ e Pós-Graduada em gestão estratégica, processos e projetos integrados na área de segurança pública pela COOPEAD - UFRJ. Delegada de Polícia Civil do Rio de Janeiro Primeira Classe, tendo ingressado na carreira em 1999, já tendo ocupado vários cargos de chefia dentro da instituição como Presidente de Comissão de Licitação e  Comissão de Inquérito administrativo disciplinar, Assessora-chefe  de Planejamento e Assessora Especial (parlamentar e Institucional) tendo ocupado por último a função de Diretora-Geral de Gestão de Pessoas.

 

  • Assessor Parlamentar: Flavio Baptista Silveira – Engenheiro Civil contratado da antiga Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – METRO/RJ, atualmente RIOTRILHOS. Ocupou na Secretaria de Estado de Controle e Gestão cargos de Subsecretário Geral (1999/2002) e Secretário de Estado (2003/2006), sendo responsável pela elaboração e execução do orçamento estadual. Foi representante do Estado do Rio de Janeiro, pela Vice-Governadoria, no Comitê de Secretários Estaduais de Saneamento e no Programa do Governo Federal denominado Territórios da Cidadania (2010/2015), e Coordenador Executivo responsável por coordenar o projeto de implantação do programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (2015/2017). 

 

  • Assessora de Informática (ASSIN): Michelle Rodrigues – Profissional de Tecnologia da Informação com MBA em Gestão de Projetos e Análise de Negócios pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em gestão de projetos em empresas públicas e privadas e graduada no curso de Sistemas de Informação da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Antes de assumir a chefia da informática da Agenersa foi responsável pela Gerência de Projetos e Assessoria de TI do Proderj.

 

  • Assessora de Recursos Humanos (ASSRHU): Rachel de Araujo Calôr – Graduada em Pedagogia pela UNIPLI, especializou-se na área de Recursos Humanos. Desde 2001 executa atividades relacionadas na área de RH, sendo coordenadora de Recursos Humanos na Secretaria de Estado de Controle e Gestão, e desde 2014 assumiu o setor de RH na Agenersa.

 

  • Secretária-Executiva (SECEX): Eliana Afonso de Amorim – Bacharel em Direito pela UNISUAM, especializou-se nas áreas de administração pública e privada, e compras, gestão e planejamento públicos. Foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e gestora administrativa na Empresa Facility. Em 2006 iniciou suas atividades na Agenersa, entre 2016 e 2022 esteve lotada no Gabinete da Presidência, posteriormente assumiu o comando da SUPAD e atualmente dirige a SECEX.  

 

  • Gerente da Câmara Técnica de Energia (CAENE): Jorge Luiz Gomes Calfo – Mestre em Docência Universitária é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UGF. Possui MBA pelo The College Of Petroleum and Energy (Oxford); Gestão da Qualidade e Total do Serviço pela Fundação Cristiano Ottoni. Técnico em Edificações pela ETFCSF; professor do Curso de Engenharia e Gás da UGF e gerente da operação de redes na empresa Sotel Eng., responsável pela operação e manutenção das malhas de abastecimento de gás nos estados do Ceará, Alagoas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Companhia Distribuidora de Gás do Estado do Rio de Janeiro foi supervisor técnico em edificações.

 

  • Gerente da Câmara Técnica de Política Econômica e Tarifária (CAPET): Alexandre Marcelo Guedes Pereira  – Economista e pós-graduado em Economia e Regulação de Serviços Públicos. Servidor público de carreira está na agência desde 2002 onde exerceu o cargo de gerente da CAPET entre os anos de 2005 a 2011. Na Prefeitura de Juiz de Fora foi responsável pela elaboração e supervisão de projetos de fomento e na Universidade Federal de Juiz de Fora como consultor e coordenador de gestão na incubadora de cooperativas.  

 

  • Gerente da Câmara Técnica de Saneamento (CASAN): Robson Cardinelli – Bacharel em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Trabalhou na Secretaria de Estado da Casa Civil, onde ocupou o cargo de assessor especial; foi diretor de Administração e Finanças da Fundação Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/RJ) e também da Fundação Leão XIII, além do cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de Petrópolis.

 

  • Gerente da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CARES): Gilson Teixeira de Queiroz Barros – Mestre em Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas pela Master of Science – Texas A&M University – College Station (Estados Unidos). Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa; foi vice-presidente da Faetec, secretário de Obras e Serviços Urbanos do município de Mesquita e consultor em Políticas Públicas do Sebrae-RJ e da Minerações Brasileiras Reunidas (Grupo CAEMI / MG).

 

  • Superintendente Administrativo (SUPAD): Carlos Eduardo Correia Henriques - Servidor público da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) desde 2013. Graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Compliance e Gestão de Riscos pela Universidade Estácio de Sá. Atou como coordenador de Gestão de Contratos Estratégicos, analista processual emitindo pareceres técnicos, assessor da Superintendência de Contratos e Convênios da SEEDUC, além de coordenador da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), responsável pelo serviço terceirizado, de almoxarifado e logístico, com atuação como gestor de equipe. Na Secretaria de Estado da Casa Civil foi consultor e elaborador de projetos para contratações e aquisições. 

 

  • Superintendente Orçamentária e Financeira (SUPOF): Gabriella Santoro – Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC. Graduada em Letras pela UERJ, é especialista em Administração Pública pela Fundação CEPERJ e em Leitura e Produção Textual pela UFF. Foi assessora-chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Obras e assistente da Subsecretaria de Orçamento e Controle da SEPLAG.

 

  • Unidade Geral de Integridade (UGI): Jurandir Lemos Filho – Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Gestão Governamental com ênfase na Lei de Responsabilidade pela Faculdade Moraes Junior. Especialista em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas e uma vasta experiência como Controlador-Geral do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho Superior de Controle Interno do Estado.

 

  • Unidade de Inteligência Regulatória (UIR): Marcos Antônio de Souza Manhães – Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (SUESC) com capacitação no curso de Inteligência de Estado Aplicada, realizada no Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro; em Processo Administrativo de Responsabilização pela Corregedoria-Geral da União e Gerenciamento de Qualidade no Serviço Público Gerenciamento Estratégico. Comissário da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) há 34 anos, onde ocupou os cargos de coordenador de Recursos Humanos e diretor da Divisão de Registros Funcionais.