Agenersa realiza fiscalizações programadas em diversos municípios

Agenersa realiza fiscalizações programadas em diversos municípios

Nos dias (04/06 e 05/06), equipes da Câmara de Saneamento (Casan) da Agenersa realizaram fiscalizações programadas para verificar o fornecimento regular e adequação técnica dos sistemas de tratamento de água e coletas de esgoto. Foram vistoriadas as estações elevatórias de água tratada dos municípios de Japeri, Duque de Caxias e São João do Meriti, cujo abastecimento está sob responsabilidade da concessionária Águas do Rio, bloco 4.

A Agenersa planeja a fiscalização programada com base no instrumento contratual, que estabelece vistorias anuais no sistema das concessionárias prestadoras de serviço público, ação esta imprescindível para assegurar um adequado serviço à população. Em atendimento a esse dispositivo, neste ano de 2024, a agência já realizou 63 fiscalizações programadas, incluindo redes de esgoto e estações elevatórias de água, em diversos municípios em que a Agenersa atua como entidade reguladora e fiscalizadora.

Após a vistoria, a equipe em conjunto elabora relatórios expondo a situação encontrada e faz recomendações de melhorias às concessionárias, caso sejam verificadas.