Fiscais da Agenersa participam de treinamento no Laboratório de Medidores Cedae

Fiscais da Agenersa participam de treinamento no Laboratório de Medidores Cedae

Técnicos da câmara de saneamento da Agenersa participaram de treinamento no Laboratório de Medidores Cedae, localizado no bairro do Engenho Novo. Referência nacional no setor ao contemplar a micro e macromedição, a unidade dispõe da certificação ISO 9001 e acreditação ISO/IEC 17025 do Inmetro (que atesta a precisão dos laboratórios de calibração e ensaio).

Na oportunidade, os fiscais puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a verificação de hidrômetro ao acompanhar a simulação de todo o processo pelo qual esse aparelho de precisão passa para medir e registrar o consumo de água.

Durante as vistorias em campo, os técnicos da Agenersa estão aptos para avaliar o bom funcionamento do hidrômetro e também identificar quaisquer alterações. Nesse caso, os agentes solicitam que o aparelho seja retirado para aferição em laboratório.

Além de regulamentar e fiscalizar a execução de serviços públicos transferidos para o setor privado por intermédio de concessões, a Agenersa tem o escopo de garantir o equilíbrio e a estabilidade das relações com as concessionárias. Sendo assim, a agência publicou a instrução normativa nº 119 de 11 de abril de 2024, resultado do compromisso firmado com o Ministério Público e a Defensoria Pública para melhorar a gestão dos serviços de saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro que incluem demandas dos usuários referentes ao hidrômetro, como os aumentos nas contas de água após a substituição de hidrômetros; bem como cobranças de tarifa mínima em locais onde o abastecimento foi suspenso ou interrompido; a excepcionalidade de instalação dos hidrômetros nas calçadas e boletos por instalação de hidrômetros dos usuários já conectados à rede.

Portanto, o treinamento no Laboratório de Medidores Cedae vem capacitar os técnicos da Agenersa para in loco realizarem uma fiscalização cada vez com mais critério e excelência.