Agenersa participa do 1º Encontro Estratégico de Transição Energética do Estado do Rio

Agenersa participa do 1º Encontro Estratégico de Transição Energética do Estado do Rio

Grupo de pessoas posando para foto de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Da esquerda para direita: Jorge Calfo, Gerente da Câmara Técnica de Energia da Agenersa; Vladimir Paschoal, Conselheiro da Agenersa; Felipe Peixoto, Subsecretário da Seenemar; Hugo Leal, Secretário de Energia e Economia do Mar; Alexandre Carvalho, Técnico da Agenersa; Luiz Gustavo Oliveira, Assessor Especial de Transição Energética da Seenemar

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a FGV Energia, através da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) realizou nesta segunda-feira (26/02) na sede da fundação, o  encontro Estratégico de Transição Energética do Estado.

O evento, que reuniu autoridades das esferas estadual e federal, teve como objetivos discutir o papel do estado na transição energética e realizar audiência pública para definir as principais diretrizes para a elaboração de políticas públicas.

Segundo o secretário da Seenemar, Hugo Leal, os temas debatidos e os estudos apresentados que evidenciam a posição estratégica do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do mercado de gás natural mostra a necessidade de construção de uma agenda estadual de transição energética para o Rio de Janeiro.

“Como se sabe, o planejamento energético deve considerar as projeções futuras de energia e como o país poderá atendê-las. Felizmente, o Estado do Rio de Janeiro possui um cenário energético diverso que o habilita para liderar a transição energética no Brasil - incluindo gás natural, petróleo, energia nuclear, solar, eólica offshore, hidrogênio, biogás e biometano”, avalia o Conselheiro da Agenersa, Vladimir Paschoal.