Agenersa atua para garantir amparo à população diante dos atrasos nas obras da Concessionária Iguá

Agenersa atua para garantir amparo à população diante dos atrasos nas obras da Concessionária Iguá
.

No último dia 05/12, a parada anual do sistema Guandu visando melhorias essenciais para o período de verão foi marcada por imprevistos, levando ações de fiscalização por parte da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). As concessionárias responsáveis pelos blocos 1, 2, 3 e 4 foram monitoradas de perto pela agência. 

 Uma das intervenções da Iguá Saneamento consistiu na instalação de dois medidores de vazão em uma adutora, com foco em aprimorar o sistema e garantir um melhor atendimento durante o aumento expressivo no consumo de água no verão. Contudo, a obra enfrentou imprevistos durante a instalação dos medidores de vazão na Praça Seca, afetando parte da área de atendimento da Concessionária Águas do Rio também. Como resultado, o cronograma foi comprometido, estendendo-se até o final da tarde desta quinta-feira (07/12).

 

.

 

Devido ao atraso na conclusão da obra, alguns bairros atendidos pela Águas do Rio podem experimentar uma demora adicional para o restabelecimento do fornecimento de água, podendo levar até 36 horas para normalizar o abastecimento. A situação se agrava pelo fato de que os moradores já estão sem água há 48 horas, e em alguns locais, a normalização do abastecimento pode demorar até 72 horas. Esta demora deixou a população sem amparo e informações claras sobre o retorno das atividades cotidianas, impactando significativamente aqueles que enfrentam quase três dias sem água.

 

b


Diante da não conformidade com o prazo estipulado e a falta de suporte à população, a Agenersa anunciou que irá notificar a Concessionária Iguá Saneamento, dando início a um processo de apuração do atraso nas obras. Este processo pode resultar em uma multa para a concessionária, visando garantir a eficiência e responsabilidade na prestação de serviços essenciais à comunidade.

 

b

 

A Agenersa reitera seu compromisso em assegurar que a Concessionária Iguá Saneamento adote as medidas necessárias para minimizar os impactos causados à população afetada e concluir as obras dentro dos prazos estabelecidos, reafirmando a importância de garantir o acesso adequado à água potável para todos os cidadãos. A agência permanecerá vigilante para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias sob sua regulação.