Novos servidores tiveram oportunidade de ouvir a experiência de um dos maiores especialistas em saneamento - Riley Rodrigues

Novos servidores tiveram oportunidade de ouvir a experiência de um dos maiores especialistas em saneamento - Riley Rodrigues
.

O curso de formação profissional dos novos servidores está chegando ao fim, após três meses de capacitação, com aulas de profissionais altamente capacitados de diversas áreas. A convite da Agenersa, os novos servidores tiveram a oportunidade de receber aulas ministradas por um dos maiores especialistas em saneamento do Brasil, o economista Riley Rodrigues.

 

Abaixo, transcrevemos a publicação que ele fez em seu linkedin sobre como foi essa semana de imersão na FIURJ para falar dos contratos de concessão municipal.

 

‘’A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA), por orientação do presidente Rafael Menezes, segue qualificando os 50 novos servidores contratados através de concurso (o primeiro da agência) para os cargos de analista e especialista em regulação.

 

Ao longo da semana os servidores tiveram uma imersão nos contratos de concessão municipal regionalizada de abastecimento de água e esgotamento sanitário, através de um curso de introdução aos principais pontos da concessão dos serviços nos 46 municípios dos 4 blocos.

 

Com foco na leitura da relação entre a AGENERSA (regulação e fiscalização) e os contratos, os principais pontos foram divididos em 15 temas, com 50 minutos de aulas cada, de segunda à sexta-feira. Além dos temas principais, os servidores também receberam noções sobre a motivação da concessão e as causas da opção pelo modelo de concessão municipal regionalizada, alinhada ao Marco Legal do Saneamento Básico, alterando a proposta original, que previa a venda de lotes de ações da CEDAE. Também receberam informações sobre a estrutura da CEDAE, sobre o mapa atual do sistema de saneamento básico no estado do Rio de Janeiro e sobre a estrutura do Sistema de captação, tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana.

 

A imersão foi o desdobramento da palestra realizada no início de novembro, com uma visão geral sobre os contratos. Dessa vez, além dos servidores da AGENERSA, servidores da Superintendência de Contratos de Concessões de Saneamento da Subsecretaria de Estado de Concessões e Parcerias da Secretaria de Estado da Casa Civil também participaram da imersão, realizada nas excelentes instalações da Faculdade Instituto Rio de Janeiro - FIURJ, no Centro (Cinelândia).’’

 

A publicação você encontra diretamente no Linkedin: Clique Aqui!