Agenersa acompanha manutenção da ETA Guandu e das concessionárias

Agenersa acompanha manutenção da ETA Guandu e das concessionárias
.

No dia 05/12, terça-feira, a Cedae realizará a manutenção anual do sistema Guandu, com o propósito de vistoriar as estruturas e equipamentos para reforçar a eficiência do sistema. Concomitantemente, as concessionárias Águas do Rio (Bloco 1 e 4), Iguá Saneamento (Bloco 2) e Rio+Saneamento (Bloco 3), conduzirão vistorias no sistema de distribuição de água. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) estará presente para acompanhar e fiscalizar a revisão. Para garantir uma supervisão mais eficaz e uma gestão aprimorada, representantes da Fipe, órgão contratado como certificador e verificador independente, também participarão ativamente desse processo.

 

Essa manutenção, ocorrendo anualmente em novembro, paralisará o abastecimento de água por 24 horas, das 4h de terça-feira (05/12) às 4h de quarta-feira (06/12). O objetivo é realizar atividades preventivas e corretivas, assegurando que durante o verão, período de aumento significativo no consumo de água, a população não enfrente problemas de abastecimento.

 

Como esse processo ocorre na Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu), não haverá água nos dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, responsáveis por abastecer mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Ou seja, não haverá água para ser distribuída. Dessa forma, é recomendável que durante esse período seja feita reserva de água até que o abastecimento seja normalizado. Embora o prazo previsto para o restabelecimento do serviço seja de 24 horas, pode haver atraso, estendendo esse prazo para até 72 horas em algumas localidades, como, por exemplo, regiões no final da linha de distribuição.

 

É relevante destacar a participação ativa da Agenersa, fortalecendo assim o papel fiscalizador da Agência no cumprimento de sua missão de garantir um serviço público de qualidade à sociedade, especialmente com a recente inclusão de novos servidores concursados. Esses profissionais, recém-ingressados na agência, terão a oportunidade de participar de uma fiscalização de alto nível durante a manutenção do sistema Guandu. Essa prática representa uma maneira eficaz de aprendizado, permitindo que os novos servidores adquiram experiência prática em situações desafiadoras desde o início de suas atividades na Agenersa.