Agenersa na Rua: Após reportagem sobre falta d’água no bairro da Tijuca, equipe de fiscalização se dirige ao local para apuração

Após reportagem, uma equipe de fiscais da Agenersa prontamente se dirigiu à Tijuca na quarta feira dia 6 de setembro para apurar uma denúncia de escassez de água que já perdurava 10 dias. Os agentes da agência reguladora, cientes da urgência da situação, partiram rumo à Rua Medeiros Pássaro, na Tijuca, e não se limitaram a essa localidade, estendendo suas investigações a outras áreas, como a Rua Conde de Bonfim e Rua Cascata, uma vez que toda aquela região sofria com a falta d’água.
Ao chegarem ao local de investigação, encontraram um caminhão-pipa da concessionária Águas do Rio em plena operação de abastecimento. Os técnicos da concessionária esclareceram que a região enfrentava dificuldades devido à sua posição geográfica no extremo da linha de distribuição, resultando em uma pressão de água menor.

Além dessa constatação, chamou a atenção da equipe de fiscalização o nível reservatório responsável pelo suprimento da região, que se encontrava baixo. Os técnicos da concessionária, por sua vez, falaram sobre suspeitas acerca de um possível vazamento em uma tubulação antiga situada na floresta da Tijuca. Mas que estavam empenhados em descobrir e resolver o problema.
As ações da equipe abrangeram uma varredura minuciosa das ruas do bairro, com o propósito de avaliar a dimensão do problema e quais as medidas necessárias, e a concessionaria poderá sofrer sanções de acordo com o Contrato de Concessão e o Regulamento de Serviços.
Como parte dos esforços da concessionaria para enfrentar a situação, caminhões-pipa serão disponibilizados à população, assegurando o atendimento das necessidades básicas de abastecimento de água até que a situação seja normalizada.
Adicionalmente, um representante da Ouvidoria da agência promoveu atividades de conscientização junto aos moradores, apresentando a Agenersa e orientando-os sobre os procedimentos para registrar ocorrências na agência. Essa iniciativa visa aprimorar a comunicação entre a agência reguladora e a população.