A Agenersa, por meio da Escola de Regulação e em parceria com a FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro, deu início ao curso de formação profissional dos aprovados em seu concurso

A Agenersa, por meio da Escola de Regulação e em parceria com a FIURJ - Faculdade Instituto Rio de Janeiro, deu início ao curso de formação profissional dos aprovados em seu concurso
.

Dentro da política de investimento em capacitação, o presidente da Agenersa, por meio da Escola de Regulação, firmou uma parceria com a FIURJ para promover um curso de formação profissional para os 50 servidores recém-aprovados no 1° concurso público da agência. Entre esses servidores, há especialistas, analistas e técnicos em regulação, sendo os dois primeiros ocupantes de vagas de nível superior e o último preenchendo vagas de nível médio.

O objetivo principal do curso é preparar os servidores para atuarem na regulação de forma eficiente e competente. Para alcançar esse objetivo, o programa concentrar-se-á em fornecer uma base teórica sólida, seguida da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Ao final do curso, espera-se que os servidores estejam altamente qualificados para enfrentar os desafios e as responsabilidades da regulamentação dos novos contratos de concessão.

O curso teve início na terça-feira, 26/09, com uma aula inaugural no auditório da FIURJ, na presença do Presidente da Agenersa, Rafael Menezes, do Procurador Geral da Agenersa, Marcus Vinicius Barbosa, da diretora da FIURJ, Carla Dolezel Trindade, e do advogado da Agenersa, Matheus Sena. O curso está programado para durar três meses e será dividido em três módulos de aprendizado. Os dois primeiros módulos serão comuns a todos os cargos, enquanto o terceiro será direcionado para a regulação específica de cada função.

 

.

 

A parceria com a FIURJ, uma instituição de ensino reconhecida por sua excelência, traz uma base sólida de conhecimento e experiência para o programa de formação da Agenersa.

A FIURJ nasceu de um Instituto que há mais de 20 anos trabalha com educação superior de qualidade, tem nota máxima no MEC e é especializada em programas de pós-graduação stricto sensu no exterior. 

Além dos cursos de pós-graduação, que são: Especialização em Ciências da Religião, Gestão de Segurança nas Organizações, Documentoscopia Para a Justiça e Pós-graduação Master Class em Docência Jurídica, a instituição oferece também as opções de cursos de graduação em Direito e Gestão Pública, cursos de mestrado em Direito em Ciências Jurídico Administrativas e Tributárias, Direito em Ciências Jurídicas, Direito em Ciências Jurídicas e Políticas. Também possuem programas de mestrado em Direito na UNLZ (Universidade Federal de Lomas de Zamora), programas de doutorado em Direito pela UNLZ e USAL (Universidade de Salamanca). Programas de pós-doutorado em Teologia e pós-doutorado interdisciplinar em direitos humanos.

A instituição permite aos estudantes o caminho da educação também possibilitando o acesso à cultura. A FIURJ acredita que a educação e a cultura são o fundamento maior do desenvolvimento de um povo.

Entre os assuntos tratados nos módulos comuns a todos estão Comunicação Assertiva, Compliance, Controle e Ética na Administração Pública, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Específica da Agência Reguladora e mais. Já no módulo específico para regulação: Introdução a Regulação Econômica, Regulação de Água e Saneamento, Regulação do Gás Natural e Regulação de Resíduos Sólidos.

A abordagem deste curso visa combinar teoria e prática. Os novos servidores já tiveram a oportunidade de visitar diversas instalações de importância crítica para o setor de regulação, a Estação de Tratamento Guandu, o Centro de Controle de Operações da CEG, a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria e o sistema de Esgotamento Sanitário da Ilha de Paquetá. Essas visitas proporcionam uma compreensão mais profunda do funcionamento prático do setor, complementando os conhecimentos teóricos adquiridos no curso.