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Pesquisa de Opinião - Conclusão

CONCLUSÃO

 

O nível de escolaridade entre os usuários do serviço de abastecimento de água na Região dos Lagos é baixo.  O nível de instrução dos usuários atendidos pela ÁGUAS JUTURNAIBA é ainda menor do que dos usuários da Prolagos. O mesmo ocorre se compararmos o nível de renda familiar dos usuários.

 

As diferenças de escolaridade e  de renda familiar entre os dois grupos podem ser justificadas pela região que cada concessionária atende.  A Prolagos atende os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. A concessionária ÁGUAS JUTURNAIBA atende os municípios de São Vicente de Paulo, Iguaba Pequena, Araruama, Silva Jardim, Sampaio Correia, Saquarema e Bacaxa.

 

Os itens mais citados como extremamente importante entre os usuários das duas empresas  foram a cor da água que entra em sua casa , o gosto da água, o cheiro da água e o cumprimento dos prazos para reparos e respostas às reclamações . O preço da água foi o aspecto mais citado como mais ou menos importante pelos usuários da Prolagos e da ÁGUAS JUTURNAIBA um sinal da pouca centralidade do aspecto no serviço geral de abastecimento.

Os usuários avaliam de maneira positiva o serviço  de abastecimento de água. O índice de satisfação geral do usuário é igual a XX.

 

Se existe um consenso sobre quais são os aspectos mais importantes do serviço de abastecimento de água, o mesmo não acontece sobre a avaliação dos mesmos. Para os usuários  da concessionária Prolagos, os aspectos mais bem avaliados são: facilidade para pagar a conta, a cor da água que entra em casa, a simpatia  dos funcionários  e o cheiro  da água  que entra na sua casa. Para os usuários da concessionária ÁGUAS JUTURNAIBA, os aspectos mais  bem avaliados são: a cor da água que entra em casa,  a simpatia dos funcionários, o gosto da água que entra em casa e a capacidade dos funcionários.

 

Entre os aspectos pior avaliados temos  o cumprimento dos prazos para reparos  e respostas às reclamações e os serviços  de reparos de vazamentos/manutenção na rua .

 

50,9% dos usuários da concessionária Prolagos e 45,5% dos usuários da concessionária ÁGUAS JUTURNAIBA consideram o serviço de água caro.

 

A escolaridade e a renda  familiar não afeta de maneira significativa a avaliação dos diversos aspectos do serviço de abastecimento de água. Todos os aspectos influenciados pela variação da escolaridade o são também pela variação  da renda familiar.

 

Na avaliação dos aspectos em relação às variáveis independentes podemos afirmar, no caso da escolaridade, sua importância para um único  aspecto  no setor de  cada empresa. Os usuários com nível mais baixo de instrução avaliam melhor os aspectos.

 

A renda familiar possui um alcance efetivo maior  do que a escolaridade entre os aspectos. A sua variação interfere na forma como os usuários avaliam três dos 13 aspectos. Os fatores que sofrem influencia da renda familiar, não são os mesmos entre os usuários da Prolagos e da Águas Juturnaiba.

 

A variação na avaliação da privatização e na ocorrência de falha no serviço de abastecimento são de significativa importância  para praticamente todos os  aspectos nas duas empresas. No caso da avaliação da privatização, entre os usuários da empresa Prolagos,  somente dois aspectos não sofrem influencia  significativa. Entre os usuários da Águas Juturnaiba,  todos os aspectos  são significativos.

 

O preço da água  em relação ao preço do serviço de luz afeta significativamente a avaliação de todos os aspectos pelos usuários da Prolagos. Entre os usuários da Águas Juturnaiba,  a variável não tem peso significativo junto a avaliação de cinco aspectos.

 

Chance de mudança para serviço hipotético é um critério importante, pois considerando o mesmo apenas um aspecto  não é afetado significativamente.Isso implica dizer que em podemos inferir que, em uma situação hipotética, se um usuário da Prolagos mudasse de empresa não seria por causa de problemas na hora de pagar a conta. Da mesma forma, se um usuário da Águas Juturnaiba, mudasse de empresa, não seria por  problemas com o cheiro da água que recebe.

 

Ao analisarmos os cruzamentos dos índices de satisfação com as seis variáveis independentes, identificamos que os usuários da empresa Águas Juturnaiba estão mais satisfeitos com o serviço geral do que os usuários da empresa Prolagos. Constatamos ainda que todas as variáveis são significativas na avaliação do ISG.

 

Já em relação aos fatores percebemos que a escolaridade e a renda familiar não afetam significativamente a avaliação dos mesmos. Já a  avaliação do serviço privatizado afeta de maneira significativa a  percepção dos usuários das duas empresa em relação à avaliação do serviço geral e à avaliação dos dois fatores.

 

A chance de mudança para uma empresa de abastecimento de água hipotética tem significativo peso na satisfação geral dos usuários das duas empresas. Aqueles que dizem ser grande a chance de mudança  tendem a avaliar de maneira mais negativa o serviço de abastecimento de água. O mesmo ocorre na avaliação dos fatores. Contudo, vale ressaltar que os usuários da Águas Juturnaiba avaliam de maneira mais positiva o serviço.

Podemos ainda ressaltar que a mudança para um serviço hipotético dos usuários da Prolagos e da Águas Juturnaiba seriam melhor justificada pelo desempenho da prestação do serviço do que devido à qualidade da água.

 

A percepção de ocorrência de falhas no abastecimento de água afeta a satisfação geral dos usuários e a avaliação dos fatores nas duas empresas. Entre os usuários da Prolagos, os mais satisfeitos são aqueles que não tiveram qualquer problema com falta de água nos últimos 6 meses. Já entre os usuários da Águas Juturnaiba, os mais satisfeitos são aqueles que tiveram limitado número de falta de água nos últimos 6 meses.

 

A mesma tendência ocorre na avaliação dos fatores. A qualidade da água e a prestação de serviço são melhores avaliadas pelos usuários da Prolagos que  não tiveram o seu fornecimento de água interrompido nos últimos seis meses. Os usuários da Águas Juturnaiba que tiveram até seis vezes o seu serviço de água interrompido tendem a avaliar melhor a prestação do serviço e a qualidade da água. Como já chamamos a atenção anteriormente, tal comportamento pode ser explicado pela maior agilidade da empresa Águas Juturnaiba na solução da questão.(ver relatório tabelas)

 

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