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Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal direto com os consumidores que desejam registrar suas reclamações sobre os serviços públicos regulados pela Agenersa, quando não conseguem ter seus pedidos atendidos satisfatoriamente pelas concessionárias.

Antes de procurar a Ouvidoria da Agenersa, o consumidor deve realizar alguns procedimentos:

1) Para os problemas com os serviços de água ou esgoto na Região dos Lagos, primeiro deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Concessionária:

Águas de Juturnaíba: 0800 725 0265 (Região dos Lagos) e (22) 3201-1010

Prolagos: 0800 702 0195 (Região dos Lagos) e (22) 2621-5095

Lembre-se de exigir o número de registro ou protocolo do seu atendimento, que também pode ser feito via e-mail:

Águas de Juturnaíba: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Prolagos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Caso a solução apresentada pelo SAC não seja satisfatória, o cliente deve contatar  a  Ouvidoria  da  Concessionária, que pode ser através de telefone ou via e-mail:

Águas de Juturnaíba: 0800 725 0265 e (22)3201-1010 (opção 3)

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Prolagos: 0800 702 0195 e (22) 2621-5095 (opção 6)

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Anote o número do registro ou protocolo do seu atendimento.

 

2) Para problemas com os serviços de água e/ou esgoto nas áreas em que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) atua, primeiro o usuário deve entrar em contato com o SAC/Call Center através de ligação gratuita por meio dos números:

0800 28 21 195

0800 28 23 059 (atendimento ao cliente surdo-mudo)

O usuário também pode ir pessoalmente a uma Agência de Atendimento da Cedae para registrar a sua ocorrência. No link http://www.cedae.com.br/localizador_agencias há a relação completa das lojas. O atendimento é de segunda-feira à sexta, das 8h30 às 16h30. Não esqueça de anotar o número do registro ou protocolo do seu atendimento.

Se a solução apresentada pelo SAC/CALL Center não for satisfatória, o consumidor deve procurar a Ouvidoria da Cedae pelo telefone 0800 031 6032 ou dirigir-se pessoalmente ao atendimento do setor na sua sede - Av. Presidente Vargas, nº 2655, térreo, Cidade Nova, Centro do Rio.

Para receber atendimento da Ouvidoria da Cedae, o cliente deve apresentar o número de protocolo disponibilizado pelo Call Center ou suas Agências de Atendimento.

A Ouvidoria da Cedae disponibiliza, ainda, canais para o registro e acompanhamento de ocorrências:

Telefone: 0800 031 6032 (diariamente, das 9h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados);

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;

Pessoalmente: Av. Presidente Vargas, nº 2.655 – Térreo – Ouvidoria, (diariamente, das 9h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados);

Endereço para envio de Cartas e Ofícios: Av. Presidente Vargas, 2.655 – Térreo, Cidade Nova – Rio de Janeiro – CEP: 20.210-030 ou no Protocolo Geral, localizado no andar térreo.

 

3) Para problema relacionado com os serviços de fornecimento de gás das Concessionárias Ceg Gas Natural Fenosa e Ceg Rio Gas Natural Fenosa, antes de procurar a Ouvidoria da Agenersa, o consumidor deve entrar em contato com o SAC das empresas. O contato pode ser feito através de telefone, via ligação gratuita, ou por e-mail. Lembre-se de exigir o número de registro ou protocolo do seu atendimento:

Ceg: 0800 024 7766

Ceg Rio: 0800 282 0205

Ceg e Ceg Rio: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Somente quando a empresa não resolver o problema ou não atender satisfatoriamente à solicitação do cliente através do SAC ou Ouvidoria das Concessionárias, você pode recorrer à Ouvidoria da Agenersa. Os canais de atendimento são através de telefone, via ligação gratuita, ou por e-mail. Basta informar o número do Protocolo de Atendimento da Concessionária:

CALL CENTER AGENERSA 0800 024 9040

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Além do contato via ligação gratuita pelo Call Center (0800 024 9040) e por    e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), os consumidores das Concessionárias reguladas pela Agenersa podem ainda fazer suas solicitações:

1) Via fax, através do número (55) (21) 2332 6468

2) Através de carta endereçada à Ouvidoria da Agenersa (Avenida Treze de Maio, nº 23/23º andar, Centro, RJ)

Para dar bom andamento à reclamação, à denúncia ou à sugestão junto às Concessionárias reguladas pela Agenersa, são fundamentais os seguintes dados:

- Número de protocolo da reclamação junto à Concessionária, data, horário e nome do atendente que a registrou;

- Nome completo da pessoa que fez o comunicado, com seu CPF (CIC);

- Seus telefones de contato (residencial, celular, comercial e fax-símile), o que houver;

- Seu endereço eletrônico (e-mail), se houver;

- Nome completo do cliente (que está cadastrado pela empresa Concessionária);

- O número do cliente cadastrado junto à Concessionária, que consta na fatura;

- Os endereços completos da pessoa que comunica o problema e do cliente;

- Se o comunicado referir-se às Concessionárias Ceg ou Ceg Rio, deve ainda ser informado se o gás fornecido é natural ou manufaturado;

- Fazer uma breve descrição do problema relatado.

3) Através de formulário eletrônico:

Formulário Ouvidoria

Os arquivos anexos deverão estar no formato *.PDF.

 


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