real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa inicia regulação da Concessionária Águas do Rio
Agenersa inicia regulação da Concessionária Águas do Rio

A Agenersa deu início à regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico operados pela Concessionária Águas do Rio em 124 bairros da capital e em outros 26 municípios fluminenses. Águas do Rio foi a vencedora de dois blocos (1 e 4) do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e assumiu a operação dos serviços na última segunda-feira (01°/11).

A regulação e fiscalização da concessionária terão como parâmetros critérios de eficiência e da continuidade dos serviços mediante instruções normativas, leis municipais, estaduais e federais, dentre as quais a Lei Estadual nº 4.556, de 06 de junho de 2005, que cria, estrutura e dispõe sobre o funcionamento da Agenersa, e a Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Os serviços prestados pela Concessionária Águas do Rio são regulados e fiscalizados por meio de delegação dos Poderes Concedentes (Governo do Estado do Rio e municípios da área de concessão), tendo a Agenersa poderes normativos para assegurar a manutenção de serviço adequado, com tarifas razoáveis, observando-se o disposto nos contratos e mantendo-se sempre o seu equilíbrio econômico-financeiro.

De acordo com a Lei Estadual 4.556/05, regulamentada pelo Decreto Estadual 38.618/05, cabe à Agenersa regular e normatizar a atividade de saneamento no Estado do Rio.

A Agenersa também será responsável pela regulação, controle e fiscalização dos contratos de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto da Concessionária Iguá a partir de fevereiro de 2022.

Águas do Rio

Águas do Rio é uma empresa do grupo Aegea que venceu a licitação dos blocos 1 e 4 do Leilão da Cedae. Desde 1º de novembro de 2021, a concessionária é a responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, atendendo a 10 milhões de pessoas.

A meta é de universalizar os serviços de água e esgoto nos primeiros 12 anos, em alinhamento ao novo Marco Regulatório de Saneamento. A concessionária é responsável ainda pelo esgotamento sanitário em toda sua área de concessão, exceto Maricá e São João de Meriti.

Municípios atendidos: Aperibé, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Casimiro de Abreu (Distrito de Barra de São João), Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaocara, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Miracema, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio Bonito, Saquarema (3º distrito), São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, São João de Meriti e Tanguá.

Bairros do Rio de Janeiro

Centro: Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Lapa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, Saúde, São Cristóvão, Vasco da Gama.

Zona Sul: Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Rocinha, São Conrado, Vidigal, Urca.

Zona Norte: Abolição, Acari, Água Santa, Alto da Boa Vista, Anchieta, Andaraí, Barros Filho, Bancários,Bento Ribeiro, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Campinho, Cascadura, Cacuia, Cavalcanti, Cidade Universitária, Cocotá, Coelho Neto, Colégio, Complexo do Alemão, Cordovil, Costa Barros, Del Castilho, Encantado, Engenheiro Leal, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Freguesia (Ilha do Governador), Galeão, Grajaú, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Jacarezinho, Jardim Carioca, Jardim Guanabara Jardim América, Lins de Vasconcelos, Madureira, Manguinhos, Maré, Maracanã, Marechal Hermes, Maria da Graça, Méier, Olaria, Oswaldo Cruz, Parada de Lucas, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Praça Seca (parcial), Praça da Bandeira, Quintino Bocaiúva, Ramos, Riachuelo, Ricardo de Albuquerque, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Tomás Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vigário Geral, Vila da Penha, Vila Isabel, Vila Kosmos, Vila Valqueire, Vista Alegre, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, Tijuca, Zumbi.

Ouvidoria da Concessionária

Para os problemas com os serviços de água ou esgoto na área de concessão da Concessionária Águas do Rio, o usuário deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da concessionária. O atendimento do SAC funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 0800 195 0 195, mesmo número do WhatsApp, e e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). A mais nova concessionária em operação no Estado do Rio também está nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube como @aguasdorio. Lembre-se de exigir o número de registro ou protocolo do seu atendimento, e caso a solução apresentada pelo SAC da Águas do Rio não seja satisfatória, o usuário deve contatar a Ouvidoria da concessionária de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, pelo telefone 0800 195 0 200. Sempre anote o número do registro ou protocolo do seu atendimento.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and