real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa suspende aumento de tarifa de gás natural no Estado do Rio
Agenersa suspende aumento de tarifa de gás natural no Estado do Rio

O Conselho Diretor (CODIR) da Agenersa suspendeu o reajuste tarifário de gás natural canalizado fornecido pelas Concessionárias Ceg e Ceg Rio, empresas Naturgy. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (29/10), durante Sessão Regulatória virtual da Agenersa.

No julgamento do processo, o CODIR reconhece o direito da Ceg e Ceg Rio de reajustar as tarifas de gás natural devido ao aumento trimestral do custo do insumo fornecido pela Petrobras, mas suspendeu a homologação tarifária enquanto perdurar as restrições decorrentes do Plano de Contingência do Governo do Estado para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Além da Lei Estadual nº. 8769/2020, que proíbe a interrupção de serviços por falta de pagamento dos usuários enquanto os efeitos da pandemia, a Agenersa tomou como base para a suspensão do reajuste, o projeto de Lei Estadual nº 2349/2020, que acaba de ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que impede o aumento de tarifa dos serviços públicos concedidos durante o estado de calamidade.

Para o conselheiro relator do processo, o momento não é propício para aumentos, muito pelo contrário, o período é de contribuição pelo bem comum, de amparar a população. “O aumento de tarifas – ainda que em valores inferiores a março/2020 -, só traria ainda mais prejuízos e dificuldades à população, visivelmente hipossuficiente em comparação às empresas concessionárias de serviços públicos. A Agenersa não pode ficar alheia a isso, notadamente porque se encontram em curso diversas medidas protetivas editadas pelo Poder Público, às quais não pode esta Reguladora simplesmente ignorar”, disse o relator em seu voto.

O reajuste pleiteado pelas concessionárias poderia elevar os valores do gás natural a partir de 1º de novembro.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and