real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa participa da Assembleia Geral do Convale e realiza vistoria no aterro do consórcio
Agenersa participa da Assembleia Geral do Convale e realiza vistoria no aterro do consórcio

Os engenheiros da Câmara de Resíduos Sólidos (CARES) da Agenersa, Roosevelt Brasil e Carol Carrozzino, participaram da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos Vale do Café (Convale) e de fiscalização no Aterro Sanitário do Convale nessa quarta-feira (12/08), em Vassouras.

Pela manhã, Roosevelt e Carol participaram da Assembleia Geral do Convale, realizada na Prefeitura de Vassouras. A presença da Agenersa na Assembleia se deve ao fato de ser o órgão responsável pela regulação e fiscalização da operação do Aterro Sanitário do Convale, cujos serviços são operados pela Concessionária Vale do Café.

“Na reunião, discutimos o papel da Agenersa como agência reguladora das atividades operacionais do aterro do Convale a partir de um Plano de Trabalho elaborado pela CARES. O encontro também serviu para alinhavarmos as responsabilidades fiscalizatórias do aterro, que devem ser realizadas em conjunto entre a Agenersa e o Convale”, informa o gerente da CARES, Roosevelt Brasil.

A implantação de outras ações também foram debatidas, dentre as quais a logística reversa, que é um dos instrumentos introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. “A logística reversa visa responsabilizar o setor privado, os grandes geradores de resíduos, para que eles assumam seu passivo, desonerando o município. O Ministério Público Estadual está apoiando e exigindo cumprimento da política de logística reversa por parte dos municípios e consórcios de gestão de resíduos. Estamos buscando caminhos para sua execução nos dois aterros atualmente regulados pela Agenersa”, explicou Roosevelt.

Além dos municípios consorciados de Vassouras, Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença - que integram o Convale -, a Agenersa regula e fiscaliza o Consórcio Centro Sul I, composto pelos municípios de Paracambi, Queimados, Japeri, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.

Também estavam presentes na assembleia, representantes da Concessionária Vale do Café, secretários municipais e representantes dos municípios consorciados do Convale.

Fiscalização ao aterro

Na parte da tarde, os engenheiros da Agenersa realizaram nova vistoria nas instalações do Aterro Sanitário do Convale, operado pela Concessionária Vale do Café.

Localizada no município de Vassouras, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Convale recebe diariamente cerca de 160 toneladas de resíduos urbanos gerados por pouco mais de 200 mil habitantes dos municípios consorciados de Vassouras, parte de Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença.

Em março, os engenheiros estiveram no local para reconhecimento, mas por causa da pandemia do novo coronavírus o retorno teve que ser adiado. “De lá para cá, elaboramos o Plano de Trabalho para fiscalizar e regular as atividades de destinação final das CTRs e Estação de Transbordo. Agora, em mais uma inspeção de rotina, observamos modificações positivas na aparência do aterro, cujas células estão mais recobertas do que cinco meses atrás”, afirmou Roosevelt.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and