real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Conselheiro-presidente recebe ente regulador de Portugal
Conselheiro-presidente recebe ente regulador de Portugal

O conselheiro-presidente Luigi Trosi se reuniu com o presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal (ERSAR), Orlando Borges. Em pauta, a reativação do Acordo de Cooperação Técnica e Científica firmado entre a Agenersa e a ERSAR para troca de experiências entre os dois órgãos. O encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (20/09), na Presidência da Agenersa, teve ainda a presença de Patrícia Saldanha, superintendente de resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Portugal tem experiências bem-sucedidas em saneamento, com destaque para a gestão de resíduos urbanos, que inclui práticas como responsabilidade compartilhada e de pós-consumo, reciclagem multimaterial e logística reversa. Por ter erradicado mais de 300 lixões em cinco anos, o país lusitano tornou-se referência internacional em gestão de resíduos.

Com o acordo, será possível uma nova rodada de intercâmbio de informações e capacitação técnica em saneamento, com foco em resíduos sólidos, entre os dois órgãos reguladores, tendo em vista que a Agenersa é um dos órgãos responsáveis pela regulação dos consórcios públicos de gestão de resíduos sólidos no Estado do Rio à medida que forem assinados os contratos de concessão e das obras de saneamento previstas no Programa de Saneamento Ambiental do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM). “Foi muito importante recebermos hoje a visita do presidente da ERSAR e da representante da SEAS, para darmos continuidade ao processo de regulação dos aterros sanitários intermunicipais do Estado, com o apoio técnico da ERSAR”, afirmou Luigi Troisi.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and