real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa divulga programação do seminário que vai debater o futuro do gás natural na geração de energia
Agenersa divulga programação do seminário que vai debater o futuro do gás natural na geração de energia

A Agenersa divulgou nesta quarta-feira (13/02) a programação do seminário “Agentes do sistema de geração termelétrica acoplados ao sistema nacional de energia elétrica”, que será realizado no próximo dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Promovido pela agência reguladora, o evento vai debater a importância e dimensão do gás natural na geração de energia no Brasil, em especial no Estado do Rio.

O seminário será aberto às 09h pelo conselheiro-presidente da Agenersa, José Bismarck Vianna de Souza, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (SEDEGER), Lucas Tristão, e pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Fernando Franco.

Programação de palestras

A programação do seminário seguirá com palestras e temas relacionados à energia elétrica e termo geração. Na parte da manhã, o diretor de planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Francisco Arteiro, falará sobre o “ONS e a operação do SIN”; logo em seguida, o especialista em regulação da Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Gabriel Barja, vai mostrar “O papel do gás natural na geração de energia elétrica no Brasil”. Encerrando as primeiras palestras da manhã e abrindo espaço para o debate, o superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Hélio Bisaggio, apresenta “Comercialização e transporte do gás natural no Brasil”.

A parte da tarde do seminário será totalmente dedicada ao gás natural e permitirá que representantes do governo estadual, das concessionárias que operam os serviços públicos de gás canalizado no Estado do Rio e os grandes consumidores apresentem suas ponderações. A primeira palestra será do superintendente de Energia da SEDEGER, Bernardo Sarreta, que vai falar sobre “Geração termelétrica”. Depois, os representantes do Grupo Naturgy, Sérgio Soares e Christine Delart, respectivamente, diretor de regulação e diretora de gestão de redes, mostrarão a “Malha de distribuição existente e novos projetos de expansão”.

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS) será representada pelo gerente técnico Gustavo Galiazzi, que fará um “Panorama do mercado de gás natural”; já a Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (ABRAGET) vai enviar seu consultor Edmundo Pochmann, para mostrar o “Cenário termelétrico e de gás 2018 a 2024”. A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) será representada por seu diretor técnico Felipe Soares, cuja tema da palestra é “Gás natural – aspectos regulatórios”. A programação do seminário será encerrada às 17h, após debate aberto para manifestação dos presentes.

A previsão de crescimento das termoelétricas existentes e construção e operação de outros empreendimentos do setor que foram anunciados recentemente para o Estado do Rio, gerou ainda mais necessidade de a Agenersa levar o assunto ao debate. “O seminário ganha importância, não só por reunir num único evento profissionais de grande capacidade, que nos apresentarão uma ampla visão de todo sistema, como também  pelo fato de o Estado do Rio de Janeiro contar com projetos de mais cinco térmicas nos próximos anos. Para a Agenersa, que regula os serviços de distribuição de gás canalizado das empresas do Grupo Naturgy, interessa não apenas o sistema de geração de energia, mas também as questões jurídicas, regulatórias e econômicas que envolvem desde as fontes até os consumidores”, explica o coordenador do seminário, conselheiro Luigi Troisi, que também é diretor da ABAR.

O seminário “Agentes do sistema de geração termelétrica acoplados ao sistema nacional de energia elétrica”, será realizado dia 20 de fevereiro de 2019, no Auditório Machado Guimarães - Sede da PGE-RJ (Rua do Carmo, nº 27 /14º andar, Centro do Rio), das 09h às 17h. O evento é gratuito, mas os interessados devem fazer inscrição prévia em www.agenersa.rj.gov.br.

 

Programação

Horário

Palestrante

Assunto

08h30 às 09h00

Credenciamento

09h00 às 09h40

Conselheiro Presidente da Agenersa
JOSÉ BISMARCK VIANNA DE SOUZA
Secretário da SEDEGER
LUCAS TRISTÃO DO CARMO
Presidente da ABAR
FERNANDO ALFREDO FRANCO
Diretor da Aneel
EFRAIN PEREIRA DA CRUZ

Cerimônia de Abertura

09h40 às 10h20

Diretor de Planejamento do ONS

FRANCISCO JOSÉ ARTEIRO DE OLIVEIRA

O ONS e a Operação do SIN

10h20 às 11h00

Especialista em Regulação da Sup. de Regulação dos Serv. de Geração da Aneel

GABRIEL DE JESUS BARJA

O Papel do Gás Natural na Geração de Energia Elétrica no Brasil

11h00 às 11h10

Intervalo

11h10 às 11h50

Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP

HÉLIO DA CUNHA BISAGGIO

Comercialização e Transporte do Gás Natural no Brasil

11h50 às 12h30

Perguntas aos expositores

12h30 às 14h00

Intervalo para Almoço

14h00 às 14h30

Superintendente de Energia da SEDEGER

BERNARDO PEGORARO SARRETA

Geração Termelétrica

14h30 às 15h00

Diretor de Regulação do Grupo Naturgy

SÉRGIO SOARES DOS SANTOS

Diretora de Gestão de Redes do Grupo Naturgy

CHRISTINE DELART DE AZEVEDO

Malha de Distribuição Existente e Novos Projetos de Expansão

15h00 às 15h30

Gerente Técnico da ABEGÁS

GUSTAVO GALIAZZI

Panorama do Mercado de Gás Natural

15h30 às 15h40

Intervalo

15h40 às 16h10

Representante da ABRAGET

EDMUNDO ALFREDO POCHMANN

Cenário Termelétrico e de Gás 2018 a 2024

16h10 às 16h40

Diretor Técnico da ABRACE

FELIPE SOARES

Gás Natural - Aspectos Regulatórios

16h40 às 17h00

Perguntas aos expositores

17h00

Encerramento

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and