real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa recebe visita de funcionários de agência catarinense
Agenersa recebe visita de funcionários de agência catarinense

A Agenersa recebeu nesta terça-feira (19/07) a visita de representantes da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). O grupo veio trocar experiências, em especial, na área da regulação dos serviços públicos de gás canalizado com a Agenersa, uma vez que a Aresc está desenvolvendo normativas para a fiscalização em campo deste setor, e a Agenersa, desde 1997, é responsável pela regulação e fiscalização dos contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio, operados pelas Concessionárias Ceg e Ceg Rio, empresas do Grupo Gas Natural Fenosa.

"Após a cisão da extinta ASEP-RJ, que era uma agência multissetorial que já regulava os serviços de gás canalizado no Estado do Rio, a Agenersa ficou com este setor a partir de 2005. As regras contratuais de fiscalização abrangem o acompanhamento e o controle das atividades das Concessionárias Ceg e Ceg Rio nas áreas técnica, contábil, comercial e econômico-financeira; então, são muitos anos de experiência em regulação, cujos procedimentos realizados neste processo são de extrema importância para dividirmos com os nossos visitantes", explica o conselheiro da Agenersa Moacyr Fonseca, que também é vice-presidente Regional Sudeste da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

A Aresc foi criada em agosto de 2015  para fiscalizar e orientar a prestação dos serviços públicos concedidos, bem como editar normas técnicas, econômicas e sociais para a sua regulação, quando o serviço for prestado nas áreas de saneamento básico, recursos hídricos e minerais, exploração e/ou distribuição de gás natural canalizado e geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

"Houve uma fusão das agências de Santa Catarina (Agesc e Agesan), por isso a Aresc está iniciando o processo de regulação e fiscalização de gás canalizado. Estamos visitando as agências reguladoras de outros estados que têm mais expertise para nos possibilitar ganhar tempo e custo para atingirmos nossa meta a curto prazo bem como iniciarmos a fiscalização da Companhia de Gás de Santa Catarina. Essa troca de informações com a Agenersa é muito importante para verificarmos o que deu certo no processo da regulação e fiscalização do gás canalizado e as maiores dificuldades no decorrer dos anos para podermos superá-las", afirma o gerente de Regulação da Aresc, Silvio Rosa.

Também participaram da visita, neste primeiro dia, o diretor de Relações Institucionais da Aresc,  Ari João Martendal, e os técnicos em regulação Cintia Pimentel, Marnio Graciosa e Jorge Augusto. Representantes da Aresc também farão visitas de campo, nos próximos dois dias, para conhecer o processo de fiscalização realizado pelos técnicos da Câmara de Energia da Agenersa em obras das concessionárias Ceg Rio.

Além do conselheiro Moacyr, o grupo da Aresc foi recebido pelo vice-presidente da Agenersa, conselheiro Luigi Troisi, pelos gerentes das Câmaras Técnicas Jorge Calfo (CAENE), Fábio Côrtes (CAPET) e Oldemar Guimarães (CASAN), pela secretária Executiva Cinthia Pitz e pela ouvidora Maria Clara Canedo.

A Agenersa também é responsável pela regulação das Concessionárias Prolagos, Águas de Juturnaíba e Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and