real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Medidas para explosão em Fazenda Botafogo são apresentadas na Alerj*
Medidas para explosão em Fazenda Botafogo são apresentadas na Alerj*

As medidas tomadas pela Agenersa para amenizar o sofrimento dos condôminos de um prédio no Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio, por causa de uma explosão foram apresentadas a parlamentares da Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), durante audiência pública na última sexta-feira (15/04). A presença da Agenersa se deve ao fato de que o condomínio é abastecido por gás canalizado da Concessionária Ceg. O conselheiro-presidente José Bismarck Vianna de Souza representou a Agenersa.

 

Ele informou aos deputados que aguarda cópia do laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) com o resultado da perícia sobre a explosão, mas que determinou que a Ceg preste auxílio social e material aos moradores atingidos pelo acidente, inclusive com o custeio de moradia provisória, se for o caso. "Nós determinamos que a Ceg tomasse uma série de iniciativas para ajudar aos condôminos que perderam familiares, bens materiais e suas casas, mas temos de esperar o laudo do ICCE para saber o que de fato causou a explosão", afirmou Bismarck.

A explosão aconteceu no início da manhã do dia 05 de abril em um dos prédios - que tem 40 apartamentos - do Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo, que fica na Rua Omar Fontoura, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio. Com a força da explosão, cinco pessoas morreram, outras nove ficaram feridas e vários apartamentos foram danificados.

Vistoria

De acordo com informações da Ascom da Alerj, o presidente da Ceg, Bruno Armbrust, declarou que a empresa é responsável pela manutenção das tubulações e válvulas em ruas e ambientes públicos. Já nos ambientes privados e condomínios, os proprietários devem contratar uma empresa para prestar o serviço, como prevê a legislação estadual. Armbrust afirmou que a Ceg realizou vistorias no entorno da Fazenda Botafogo em dezembro de 2015 e também logo após o acidente, e garantiu que não houve infiltração da rede para dentro do condomínio.

Segundo Bruno, apesar de não ser obrigação da Ceg, a companhia fez vistorias internas após o acidente e detectou problemas em 43 prédios do condomínio. Por medidas de segurança, a empresa cortou o fornecimento em todos esses locais. "Assinamos um termo de compromisso com a Defensoria Pública e com a Agenersa, nos comprometendo a fornecer ajuda de custo emergencial, apoio temporário a todos os moradores, e custeio de inspeções. O fornecimento de gás será normalizado após os reparos necessários", disse Bruno. A empresa também se responsabilizo a transferir toda a rede de canalização de gás dos prédios, que é subterrânea, para uma área externa.

Campanha

Na audiência pública, deputados da Comissão de Defesa Civil sugeriram ao Governo do Estado a criação de campanhas sobre a lei que determina a realização de vistorias das instalações de gás em edifícios residenciais e comerciais a cada cinco anos (Lei 6.890/14). Para o presidente da Comissão, deputado Flávio Bolsonaro (PSC), a desinformação ainda é um grande problema para muitos moradores. "Eu tenho a absoluta certeza de que muita gente não sabe sobre a obrigação de fiscalizar e fazer a manutenção de suas instalações de gás. Vamos oficiar o governo para que ele crie uma campanha a fim de difundir essa informação tão vital, que pode salvar vidas", afirmou Bolsonaro.

Moradores do condomínio que participaram da reunião afirmaram que muitos prédios já vinham apresentando forte cheiro de gás. De acordo com o auxiliar administrativo Luiz Guilherme, que perdeu os pais na explosão, muitos condôminos estão com medo que novas explosões aconteçam. "Já sentíamos um cheiro de gás muito forte há algum tempo em alguns prédios, mas os técnicos que chamamos para avaliar a situação não encontravam nada de errado”, relatou.

Representantes do Corpo de Bombeiros também participaram da audiência pública.

*Com informações da Ascom da Alerj

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and