real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa transmite ao vivo pela internet oficina de capacitação em saneamento
Agenersa transmite ao vivo pela internet oficina de capacitação em saneamento

Para aprofundar o entendimento em relação ao saneamento básico, os funcionários da Agenersa vão participar de uma oficina de capacitação em saneamento básico nesta quarta-feira (18/03) e quinta (19/03). Organizada pela Câmara de Resíduos Sólidos (CARES), com apoio da Câmara de Saneamento (CASAN), as palestras serão realizadas no auditório da Agência e transmitidas ao vivo pelo www.agenersa.rj.gov.br, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h.

Dividido em quatro blocos, o curso será ministrado pelos gerentes da Agenersa Pedro Pequeno (CARES) e Oldemar Guimarães (CASAN), além de especialistas de diferentes setores estaduais, a exemplo dos engenheiros Sérgio Pinheiro (Abes), Eloísa Torres (PSAM) e Edson Mendonça (Fundação Rio-Águas), que abordarão temas como o cenário da gestão, conceitos e partes constituintes dos serviços de saneamento básico no Brasil, modelos institucionais de organização e gestão, regulação dos serviços, controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, serviços prestados pelas empresas que operam no Rio de Janeiro, dentre outros. A parte jurídica legal relacionada aos serviços de saneamento também serão apresentados na oficina, cujas palestras ficarão a cargo do procurador estadual Raul Oliveira e do advogado Marcos Paulo Araújo, da Secretaria Estadual do Ambiente.

O workshop será realizado para cerca de 30 funcionários da Agenersa e convidados nos dias 18 e 19 de março, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30, no Auditório da Agência, no 23º andar.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/03

Manhã - 9h30 às 12h30

- Abertura; Apresentações

- Cenário da Gestão dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil; Cenário da Gestão dos Serviços de Saneamento Básico no Estado do Rio de Janeiro; Conceituação dos Serviços de Saneamento Básico (Segundo a Lei 11.445/2007 — Política Nacional de Saneamento Básico); Partes constituintes dos serviços (Gestão, Gerenciamento, Operação Técnica de Engenharia)

- Pedro A. M. Pequeno - Engenheiro Civil Sanitarista - Regulador Engenheiro e Gerente da Câmara de Resíduos Sólidos (CARES) da AGENERSA

- Partes constituintes dos sistemas de abastecimento de água (Captação, Adução, Tratamento, Reservação, Distribuição e Ligações Domiciliares) e de esgotamento sanitárió (Ligações domiciliares, redes coletoras, interceptores, estações elevatórias, estações de tratamento e emissários)

- Engenheiro Emani Costa e Engenheira Ana Hafner - Conselheiros da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e Consultores em Saneamento Ambiental

Tarde - 14h às 18h

- Aspectos Históricos do Saneamento; Evolução Jurídica da Gestão dos Serviços de Saneamento Básico — A Questão da Titularidade para Organizar e Prestar os Serviços de Saneamento Básico

- Raul Teixeira - Procurador do Estado do Rio de Janeiro; Assessor Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro.

- A Tríade Legal do Saneamento Básico (Lei de Consórcios Públicos; Lei de Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico; e Política Nacional de Resíduos Sólidos); Aspectos Jurídicos da Gestão (Planejamento; Regulação e Fiscalização; Controle Social Sustentabilidade Financeira) e do Gerenciamento do Saneamento Básico

- Desafios e Superações para a Regulação e a Fiscalização no Saneamento Básico

- Marcos Paulo Marques Araújo - Advogado; Assessor Jurídico da Secretaria de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

- Sustentabilidade Econômica e Financeira (Sistemática Tarifária)

- Pedro A. M. Pequeno — Engenheiro Civil Sanitarista - Regulador Engenheiro e Gerente da Câmara e Resíduos Sólidos (CARES) da AGENERSA; Fábio do Nascimento - Administrador - Gerente da Câmara de Política Econômica e Tarifária (CAPET) da AGENERSA.

Dia 19/03

Manhã - 9h30 às 12h30

- PSAM — Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara

- Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico — Participação e Controle Social

- Engenheira Eloisa Torres — Sub Coordenadora do PSAM

- Importância do Licenciamento Ambiental na Regulação das Concessionárias de Água e Esgoto.

- Antonio Carlos Gusmão - Engenheiro do INEA - Instituto Estadual do Ambiente do

Estado do Rio de Janeiro; Professor universitário da área ambiental.

- Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água

- Mônica Pena - Engenheira Sanitarista; professora da UFRJ

Tarde -14h às 18h

- Serviços de Saneamento Básico (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) na Região dos Lagos — Contratos de Concessão regulados pela Agenersa (Prolagos e Águas de Juturnaíba)

- Oldemar Correa Guimarães — Engenheiro. Gerente da Câmara de Saneamento (CASAN) da  AGENERSA e representantes das Concessionárias.

- Aspectos Gerais dos Serviços de Saneamento no Estado do Rio de Janeiro

- Evandro Rodrigues Britto - Biólogo. Ex-Presidente da FEEMA e Ex-Diretor da CEDAE; Consultor em Saneamento Básico.

- Encerramento

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and