real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Plano de operação especial de verão da Prolagos garante abastecimento na Região dos Lagos
Plano de operação especial de verão da Prolagos garante abastecimento na Região dos Lagos

São Pedro da Aldeia (RJ)*

O verão 2015 chegou com dias ensolarados e recorde de temperaturas. E para garantir o abastecimento de água nas cidades de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia neste período, a Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto da Região dos Lagos – preparou uma grande operação, cuja primeira etapa foi concluída com êxito na primeira quinzena do mês de janeiro.

Desde o dia 20/12/14, quando a alta temporada de verão teve início na região, até esta quarta-feira, 14/01/15, 3,6 bilhões de litros de água foram produzidos para os municípios da área de concessão. O dia 31/12/14 apresentou o maior volume de consumo de água, com mais de 130 milhões de litros. A estimativa é que só na semana de ano novo a concessionária tenha atendido com serviços de água e esgoto, aproximadamente 2 milhões de pessoas, um número 400% acima da população fixa da área de concessão, que é de 500 mil habitantes.

O sistema de produção e distribuição de água da concessionária está operando normalmente, mas devido ao alto consumo ocasionado pelo grande número de visitantes na região, alguns locais situados em partes mais elevadas de alguns bairros da área de concessão e final de rede podem ter algum tipo de dificuldade pontual de abastecimento e, nestes casos, os clientes estão sendo atendidos por meio de caminhão-pipa. Importante ressaltar que a cobrança da água fornecida através de caminhão-pipa é incluída na conta mensal de consumo do cliente sem cobrança de frete ou outro custo adicional, e que segue a mesma tabela tarifária praticada para o abastecimento pela rede de água, conforme regulamentação da agência reguladora (Agenersa).

A Prolagos adotou medidas para reforçar o abastecimento em locais elevados e final de rede neste mês de janeiro. Nesta quarta-feira (14/01) foi finalizada a instalação de um booster (bomba) visando a melhora no abastecimento dos pontos mais altos de Arraial do Cabo. Além disso, ainda este ano, será feito o reforço na rede de distribuição, com implantação de uma nova adutora que aumentará o volume de água a ser distribuído no município. Em São Pedro da Aldeia, no bairro São Mateus, a concessionária realizou uma nova interligação na rede de água reforçando o abastecimento do bairro, beneficiando principalmente as partes mais altas.

A concessionária ressalta a importância do uso racional da água e de medidas como armazenamento das cisternas e caixas d’água neste período de alto consumo.  Para esclarecer dúvidas, obter outras informações ou solicitar caminhão-pipa, a concessionária reforça que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está disponível pelos números 0800 70 20 195 e 22 2621-5095.

Prolagos investiu R$ 88 milhões em saneamento na Região dos Lagos em 2014

O sucesso da operação de abastecimento de água para o verão é resultado dos investimentos de R$ 88 milhões planejados ainda no primeiro semestre de 2014 além das parcerias com as principais autoridades dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro D’Aldeia, com representantes da Assembleia Legislativa e com a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva - Núcleo Cabo Frio e acompanhados pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Agência Reguladora - Agenersa.

Para ampliar e reforçar o sistema de distribuição de água foram implantados 330 quilômetros de rede de distribuição de água, beneficiando mais de 45 mil pessoas nos cinco municípios da área de concessão. O pacote de obras contemplou, ainda, a implantação de adutoras (tubulações de grande porte que transportam água), implantação de grupos de geradores de energia no sistema de abastecimento, além da ampliação do sistema de esgotamento sanitário e melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nos municípios.

A capacidade de produção de água foi ampliada em 25% em relação a novembro de 2013, além da implantação de um equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba com objetivo de minimizar os riscos de rompimento em tubulações em caso de oscilações na rede elétrica e conhecido como RHO (Reservatório Hidropneumático).

Entre os principais investimentos está a construção de cinco reservatórios com capacidade para armazenamento de 15 milhões de litros de água, representando uma importante reserva de contingência especialmente para os períodos de maior consumo de água. Além disso, foram implantados 25 geradores de energia elétrica criando um sistema de contingência de energia para suportar falhas na distribuição de energia que alimentam os equipamentos da concessionária. Nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015 houve 38 casos de queda de tensão na rede elétrica e que não trouxeram prejuízos ao sistema de produção e distribuição de água graças a estes equipamentos.

A concessionária montou ainda uma operação especial com as equipes técnicas para atender 24 horas por dia as principais demandas geradas pelos usuários do sistema que são monitoradas e controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Os sistemas de controle à disposição no CCO foram aprimorados, conferindo ainda mais precisão, rapidez e eficiência na resolução de qualquer alteração do funcionamento dos sistemas de água e esgoto.

A Prolagos conta ainda com um programa de relacionamento com a comunidade conhecido como Afluentes, que é um canal direto de comunicação entre os líderes comunitários e a concessionária, permitindo assim que diversas sugestões e solicitações sejam comunicadas com mais rapidez e eficácia. Este programa já existe em outras concessões do grupo AEGEA, Holding controladora da Prolagos, e tem dados resultados muito positivos.

*Fonte: Ascom Prolagos

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and