real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Agenersa participa de vistoria em obras de saneamento em Búzios
Agenersa participa de vistoria em obras de saneamento em Búzios

Técnicos da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) acompanharam uma vistoria da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) em obras de saneamento que estão sendo realizadas em Búzios, na Região dos Lagos. Executadas pela Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento básico em cinco municípios da região, em parceria com o Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), e Prefeitura de Búzios, as obras consistem em implantação de rede separadora de esgoto no entorno da Lagoa de Geribá, que fará exclusivamente a coleta de esgoto e permitirá o início da blindagem da lagoa, beneficiando ainda a Praia de Manguinhos do despejo de esgoto que ocorre no período das chuvas.

As intervenções são realizadas a partir de um  modelo de parceria com o Governo do Estado e Prefeitura, no qual, após aprovação de legislação pertinente pela Alerj (Lei Estadual nº 6460/13), a concessionária antecipa os investimentos em benefício da população.  A Prolagos investirá R$ 5,2 milhões na primeira etapa, montante que será ressarcido com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) em sete parcelas anuais após a conclusão da obra.

"A Agenersa fiscaliza os investimentos aprovados para que a Prolagos execute as obras. Estamos fazendo um acompanhamento in loco dessa obra que, além de ser muito importante para o meio ambiente, também irá beneficiar mais de 800 residências da região, trazendo como consequência a melhoria da saúde da população", explica o conselheiro da Agenersa, Silvio Carlos Santos, que participou da vistoria, realizada nessa quarta-feira (09/04), com os gerentes da Agência, Oldemar Guimarães (Câmara de Saneamento) e Pedro Pequeno (Resíduos Sólidos), além do vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, deputado Carlos Minc, e do presidente da Prolagos, Carlos Roma Júnior.

A primeira fase do Programa de Recuperação da Lagoa de Geribá e Praia de Manguinhos consiste na implantação de 5,8 quilômetros de rede separadora de esgoto no entorno da margem da lagoa e da instalação de duas estações elevatórias (casas de bomba de esgoto), que permitirão transportar o esgoto até a Estação de Tratamento no Bairro São José, em Búzios. As obras também incluem a construção de duas estações elevatórias – uma em Geribá e a outra no Bosque de Geribá. As intervenções começaram em março passado, com previsão de conclusão em setembro deste ano.

Com informações da Ascom da Prolagos

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and