real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Concessionárias firmam convênio para pagamento de bolsa socioambiental a pescadores da Lagoa Araruama
Concessionárias firmam convênio para pagamento de bolsa socioambiental a pescadores da Lagoa Araruama

As concessionárias responsáveis pelo saneamento básico da Região dos Lagos, Prolagos e Águas de Juturnaíba, firmaram convênio com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) para garantir que 125 pescadores da Lagoa de Araruama recebam, nos meses de setembro e outubro, uma bolsa socioambiental de R$ 500. A iniciativa é das secretarias de Estado do Ambiente (SEA), da Municipal de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia e do CILSJ, através do Programas Sentinelas da Laguna de Araruama.

O programa foi desenvolvido pela Câmara Técnica de Pesca do Consórcio para minimizar as ameaças que possam colocar em risco o período de defeso na Lagoa de Araruama, que começou no dia primeiro de julho e termina em 31 de outubro. Durante este período, em que a pesca fica vetada para reprodução das espécies, os pescadores beneficiados prestam serviços semanais como fiscalização das normas do defeso, limpeza da orla, além realizar um trabalho de conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental no entorno da lagoa.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prolagos, o programa vai beneficiar 90 pescadores de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba grande e São Pedro da Aldeia. Já a Assessoria de Imprensa de Águas de Juturnaíba informou que 35 pescadores moradores de sua área de concessão serão contemplados.

Todos os beneficiados são pescadores vinculados às associações/colônias de pesca cadastrados pelo CILSJ e prefeituras das cidades atendidas pelo programa, que não são contemplados pelo seguro defeso do Governo Federal por pendências na documentação. O valor referente à bolsa será depositado em uma conta exclusiva do programa, que está sob a responsabilidade do CILSJ, e será repassado aos pescadores por meio de ordens de pagamento.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no dia 04 de setembro, na Prefeitura de São Pedro da Aldeia, e reuniu os presidentes da Prolagos, Carlos Roma Jr., de Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, e do CILJS, Cláudio Chumbinho, o secretário executivo do Consórcio, Mário Flávio, e a secretária de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad.

Com informações das assessorias de Comunicação da Prolagos e de Águas de Juturnaíba

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and