real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Termina à zero hora deste domingo 17 o horário de verão
Termina à zero hora deste domingo 17 o horário de verão

O horário brasileiro de verão chega ao fim à zero hora deste domingo (17/02), quando os moradores das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Tocantins deverão atrasar seus relógios em uma hora. O horário brasileiro de verão começou dia 21 de outubro de 2012 e durou 88 dias.

 

REDUÇÃO


Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), os resultados verificados durante o Horário de Verão 2012/2013 apontam para uma redução da demanda no horário de ponta da ordem de 2.477 MW — sendo 1858 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 610 MW no subsistema Sul e 9 MW no subsistema Norte, referente à participação do Estado do Tocantins. A redução representa 4,5% da demanda máxima dos três subsistemas.


Na temporada 2011/2012, a redução verificada no horário de ponta foi de 4,6% em todas as regiões participantes. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste teve uma queda na demanda de 1.840 MW e o subsistema Sul de 610 MW, correspondendo a uma redução de 4,4% e 4,9%, respectivamente, de suas cargas totais.


Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. Esse índice representa duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do sistema sudeste-centro oeste ou 75% da demanda da cidade de Curitiba, no caso do sistema sul.


Com informações da Ascom do MME

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and