real estate company logo
javporn
Home Imprensa Notícias Modelo de gestão da Prolagos integra pauta do Fórum das Cidades
Modelo de gestão da Prolagos integra pauta do Fórum das Cidades

São Pedro da Aldeia

O debate sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano vai nortear a realização do I Fórum das Cidades, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Prefeitura de Cabo Frio, a partir desta quarta-feira, 14/09. O evento, que será realizado até o dia 16, reunirá engenheiros, arquitetos e técnicos envolvidos no planejamento e elaboração de projetos urbanos e de infraestrutura no auditório principal do campus Cabo Frio da UVA.

O modelo de gestão compartilhada na área de saneamento na Região dos Lagos, exercitado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) junto à Prolagos, é um dos tópicos do painel que será apresentado na quinta-feira (15/09), às 14 horas. Esse alinhamento da concessionária com a sociedade civil organizada é reconhecido como exemplo entre iniciativas satisfatórias para o planejamento e execução de projetos a longo prazo de infraestrutura e saneamento. Nos últimos meses, o assunto foi destaque em seminários realizados por diversas instituições públicas, entre elas, o BNDES e a Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Criado em 1999, o CILSJ atua de forma cooperativa, discutindo e definindo ações que possam trazer impactos ambientais para a região. O Consórcio é a entidade delegatária do Comitê e atua como um colegiado organizado democraticamente para gerenciar os recursos hídricos de forma descentralizada e integrada, reunindo concessionárias de saneamento, Prefeituras, Estado, órgãos ambientais e mais de 50 ONG´s.

Sobre o I Fórum das Cidades

O Fórum das Cidades é o primeiro evento voltado para o desenvolvimento urbano da Região dos Lagos e contará com a presença de importantes profissionais do setor como o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), Ícaro Moreno, e representantes da Petrobras. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade Veiga de Almeida: www.uva.br/forum-das-cidades.

Segundo o subsecretário de Obras de Cabo Frio e um dos organizadores do evento, o engenheiro Flávio Scali, “o objetivo é propiciar aos profissionais da Região a abertura do espaço acadêmico para debater em nível de excelência as diversas questões urbanas face às crescentes demandas de infraestrutura e habitação, em favor da sustentabilidade e eficiência do planejamento urbano e da gestão pública”.

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and