real estate company logo
javporn
Página Inicial Imprensa Notícias Campeonato Mundial de Wind Surf na Lagoa de Araruama
Campeonato Mundial de Wind Surf na Lagoa de Araruama

 

Entre os dias 11 e 17 de outubro, Praia Seca, distrito de Araruama, vai sediar o Campeonato Mundial de Wind Surf - Rio Worlds 2010.

O evento já tem confirmadas as presenças de atletas de vários países: Chile, França, Peru, Finlândia, Estados Unidos, Polônia e Itália.

Entre os dias 09 e 10 de outubro, acontece o Campeonato Brasileiro de Wind Surf e velejadores de todo o Brasil são aguardados.

As concessionárias Águas de Juturnaíba, Prolagos e CEG são patrocinadoras do evento que conta com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Araruama e do Clube de Vela Up Wind

 

 

 

 

Tratamento de água e esgoto:

O inicio das atividades da concessionária Águas de Juturnaíba, em 1998, foi um fator determinante para a recuperação da Lagoa de Araruama. A empresa, que assumiu a concessão de água e esgoto dos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, promoveu uma grande melhoria na prestação dos serviços de saneamento.

Antes da concessão, a população atendida com água tratada era de apenas 48%. Esse índice passou para aproximadamente 94%, nos dez primeiros anos de operação da concessionária. No mesmo período, houve uma significativa evolução no índice de cobertura de esgoto, que passou de 0,7% para quase 58%

Com sede no município de Araruama, a concessionária possui cinco estações de tratamento de esgoto, sendo que duas utilizam o processo wetland, um sistema adotado em diversos países para a recuperação dos recursos hídricos. É uma alternativa eficiente de emprego de processos naturais no tratamento de esgoto, que representa um avanço na prestação desse serviço.

As parcerias com as prefeituras municipais envolvidas são fundamentais. Após 11 anos de concessão, o prefeito de Araruama, André Mônica, afirma que os resultados têm sido positivos. “A falta d'água era um grande problema aqui na região que foi resolvido. Acabou a cultura da pipa d'água. A empresa investe agora, cumprindo suas metas contratuais, na questão do saneamento básico. E uma das maiores provas de que esse trabalho vem dando certo é a Lagoa de Araruama, que hoje está claramente revigorada”, conclui.

Águas de Juturnaíba reconhece a importância da Região dos Lagos não apenas como ponto turístico, mas também como ecossistema. Por isso, investe no saneamento básico visando o benefício da população local, do turismo e a preservação do meio ambiente. O resultado tem sido a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

De acordo com a Prolagos, empresa que cuida dos serviços de água e esgoto de cinco municípios da região das Baixadas Litorâneas, a lagoa tem hoje 40 diferentes tipos de peixes e crustáceos, cenário semelhante ao dos anos 70 e 80. A estimativa é de que, hoje, seja possível retirar do local cerca de 20 toneladas de pescado por semana.

Os níveis de nitrogênio também indicam números positivos: 1,37mg/L, 17% inferior ao limite permitido pela legislação. O índice de oxigênio dissolvido na água está variando, atualmente, entre 8,5 e 9,0 mg/L, dentro dos teores normais e necessários para um ecossistema saudável. Só para se ter uma idéia dessa melhora, em 2004, o nível médio de oxigênio na lagoa era de 6,0 mg/L.

As próximas metas da empresa para a lagoa incluem as obras do cinturão coletor de Cabo Frio, com a finalização da implantação de 10,5 quilômetros de interceptores na Avenida Wilson Mendes e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Esperança, com capacidade para tratar 160 litros/s, que deve ser concluída em 2010. A nova ETE vai receber todo o esgoto da margem da lagoa, que será captado após a conclusão do cinturão.

A empresa informa que São Pedro da Aldeia está com praticamente 100% do esgoto captado e tratado em tempo seco. Para atingir essa totalidade, a concessionária está concluindo a construção do cinturão coletor no município, com a execução do último trecho das obras no bairro Praia Linda. Já em Iguaba Grande, até 2010 será finalizada a implantação dos interceptores para a captação do esgoto nos bairros Vila Branca, Ubás e Santa Clara.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Estado do Rio

 

rodape.png

Fornecido por Designed by: Joomla 1.5 Template, what is a database storage. Valid XHTML and