Laboratório da Prolagos recebe visita de agentes regionais do INEA

São Pedro da Aldeia  – Agentes regionais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) visitaram nesta segunda-feira, 12/04, o laboratório central da Prolagos, em São Pedro da Aldeia.

Durante a visita, os técnicos do instituto assistiram palestra do Químico Alexandre Pontes, do setor de Controle de Qualidade da Água da concessionária e às demonstrações de procedimentos para a análise da qualidade e potabilidade da água realizadas pela empresa.

O laboratório central da Prolagos, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, passou por modificações recentes, como reforma, troca e aquisição de novos equipamentos.

A visita foi supervisionada pelo coordenador da Superintendência Lagos São João do INEA, Fernando Heizer Santos e teve a participação do Químico Alexandre Pontes, responsável pelo setor de Controle de Qualidade da Prolagos. Durante toda a tarde, o grupo recebeu informações sobre os principais parâmetros de potabilidade da água e observou técnicas e procedimentos básicos utilizados pela Prolagos para a realização das análises da água no laboratório e em campo.

- Recebemos diariamente uma grande demanda de suspeitas de contaminação da água em diversos pontos da região e precisamos ter uma equipe de fiscalização apta a identificar de maneira rápida e eficiente se a água do local está própria para consumo ou se está condenada - ressaltou Fernando Heizer, coordenador da Superintendência Lagos São João do INEA.

O coordenador explicou também que cabe ao INEA a fiscalização da utilização da água de poços artesianos, que, por uma questão de saúde pública deve ser destinada a fins secundários, não para consumo humano e podendo causar desequilíbrio ambiental se não for criteriosa sua utilização.

A visita foi desdobrada em dois dias e nesta sexta-feira, 16/04, o grupo do INEA retorna ao laboratório central da Prolagos, onde participa da demonstração prática da utilização dos materiais e produtos para as análises da água.