Após ser implantada na atual gestão, a Corregedoria-Geral da Agenersa já apresenta resultados

Após ser implantada na atual gestão, a Corregedoria-Geral da Agenersa já apresenta resultados

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (16/04) na sede da Agenersa com todos os gestores dos diversos órgãos, o Corregedor-Geral da agência, o Delegado Carlos Abreu explicou como se iniciarão as correições nos referidos órgãos. “O objetivo é trazer mais eficiência aos processos, transparência, gerenciamento de riscos, cumprimento de prazos e aprimoramento do controle de gestão”, afirmou o Corregedor.

A função primordial da Corregedoria é garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com as leis, regulamentos e normas. A correição é um instrumento que busca fiscalizar e orientar a atuação dos órgãos e servidores.

A Corregedoria-Geral também atuou juntamente com a Auditoria-Geral da Agenersa na elaboração do primeiro Planejamento Estratégico da Agência, que definiu as ações para os próximos dois anos. Também foi responsável pela elaboração do Código de Ética e Conduta e criou a Unidade de Gestão de Integridade (UGI).

No que diz respeito às normas de conformidade de governança, a Corregedoria-Geral é responsável pela cobrança e conferência dos planos de integridade das concessionárias e das empresas contratadas pela Agenersa, a fim de verificar se todos estão em consonância com as melhores práticas anticorrupção.

“A Corregedoria hoje tem um papel relevante na Agência, não só para apurar condutas irregulares dos servidores, mas também nas ações estratégicas, atuando sempre em conjunto com a Ouvidoria-Geral, Auditoria-Geral e Assessoria de Inteligência”, disse o Corregedor.